ELFlist ~ Piores adaptações para o cinema


Quase todo leitor já disse mais de uma vez na vida a frase tão odiada “O livro é melhor do que o filme”. Sim, somos os chatos do cinema, que ficam falando que o livro é melhor por “N” motivos e vendo nossos amigos rolarem os olhos a cada comentário mordaz. E isso tem se tornado cada vez mais frequente, haja vista quão populares tem se tornado as adaptações de livros para o cinema. Mas existem aquelas adaptações que são tão vergonha alheia que chegam a ser um insulto aos fãs e são essas, senhoras e senhores, que nós mais amamos odiar. E nesse espirito de treta, escolhemos algumas das mais infames adaptações para compartilhar com vocês o motivo do nosso escárnio.





Percy Jackson
Se você nunca leu e viu o filme, pode até achar o filme bacana, mas não se engane… Ele é possivelmente a pior adaptação jé feita. Percy Jackson tinha de tudo para ser uma grande franquia de fantasia/aventura, mas Chris Columbus tinha que meter a mão. Para começar, resolveram colocar atores mais velhos para focar no público adolescente sem se preocupar com o desenrolar da saga que é composta por vários livros (deveriam ter feito como em Harry Potter com um elenco disposto a crescer com a saga). Segundo, Percy Jackson é o tipo de aventura que não pára, onde os protagonistas saem de uma cilada para a outra (sério, é muita treta, gente) e era de se esperar que escolhessem as três ou quatro batalhas mais épicas e desenvolver o filme, mas fizeram uma zona e inventam coisa que não tinha, tiram coisa importante e o pior: colocaram coisas dos livros que viriam no primeiro filme, mas esqueceram de apresentar personagens importantes que depois tentaram nos fazer engolir no segundo filme. Eu sinceramente espero que um dia haja um reboot, porque Percy Jackson é uma saga divertida e com potencial para um blockbuster de qualidade.
P.S. Como pode a Annabeth não ser loira no primeiro filme, mas no segundo ela finalmente ser? Pintassem o cabelo da menina no primeiro filme, gente. Não que esse seja o mais relevante, dado o desastre do filme… Mas mesmo assim.

Até o elenco tem nojo dessa adaptação

A menina que roubava livros
Não é que o filme seja ruim, ele é apenas fraco. Eu lembro como o livro me deixou impressionada e lá pelas últimas páginas eu soluçava de tanto chorar #ManteigaDerretidaAssumida. Fui para o cinema já distribuindo lencinhos para meus amigos e, para minha surpresa ou não, o filme não foi tão comovente e quase todas as cenas mais impactantes que li foram ou deixadas de lado ou amenizadas. No filme o sofrimento, a fome e a miséria não parecem tão opressores como no livro. O filme não machuca da mesma forma que o livro o faz.

Pelo menos o Rudy era perfeito <3

Anjos e Demônios
Esse é um dos livros mais interessantes de Dan Brown, uma aventura de tirar o folego e que ainda tem vários questionamentos provocantes quanto a antiga discussão ciência versus religião. Como o livro tinha muitas pontas que iam se encaixando, pensaram: “Vamos fazer algo fácil para que qualquer um possa entender?” Dessa forma o resultado foi um filme super raso e que deixou as partes mais interessantes da intriga de fora. E, desde que anunciaram O Código Da Vinci (que também não foi lá grandes coisas, mas conseguiu ser menos pior que Anjos e Demônios), na boa: Tom Hanks não é Robert Langdon. Ponto Final.

Amo o Tom Hanks, mas ele simplesmente não é o Robert Langdon


Dom
Se você. como eu. é um grande fã de Dom Casmurro, há de concordar que esse filme é uma total decepção. Se você quer uma adaptação realmente boa da obra, veja “Capitu” do Luiz Fernando Carvalho. Ah essa sim, dá gosto de assistir acho que vou rever no final de semana.

Eu, assistindo Dom  ¬¬
Dragon Ball Evolution
Aqui não se trata de um livro, mas sim do famosíssimo mangá (e anime), que entra na briga com Percy Jackson de pior adaptação da história e tem uma maravilhosa nota 2,7 no imdb. Não precisa nem ser fã de Dragon Ball para falar que a adaptação é uma porcaria. Pra começar, o Kamehameha que apaga vela affffff… O filme é um insulto aos fãs do mangá, não tem nada de fiel a história do Goku que conhecemos e amamos.
O filme é tão porcaria que nem gif eu achei. Mas só essa imagem passa a ideia da decepção.
Fonte: imdb
Por Thalita: Criança 44
O filme veio a se chamar Crimes Ocultos no Brasil. Fiquei extremamente tensa com o livro, li super rápido, pois não aguentava ficar sem saber o que aconteceria com Leo Demidov e se ele conseguiria descobrir quem estava matando as crianças! O filme decepcionou por não conseguir passar essa tensão. O roteiro não se desenvolve com a mesma maestria e o final não consegue manter o mesmo impacto do livro.
Thalita vendo o filme
Brinde: Adaptação da Gina Weasley para o filme
Num geral, fora uns pontos aqui e outros ali, acho que a adaptação da saga Harry Potter é incrível. É um trabalhão adaptar tudo aquilo e, obviamente, não dá pra ser super fiel a cada página, mas deu pra ser fiel a obra e seu sentimento, criando um resultado excepcional. No entanto, é triste você ver uma de suas personagens prediletas ser avacalhada como foi na adaptação. Eu sempre admirei a Gina que, depois de tudo ocorrido em a Câmara Secreta, cresceu para tornar-se uma jovem extremamente forte, corajosa, ousada, talentosa, inteligentíssima e absolutamente engraçada (ela tem o que há de melhor em todos os Weasleys). Infelizmente, nos filmes ela foi reduzida a uma sem sal levemente oferecida, com quem ninguém simpatiza realmente, uma coadjuvante de pouco impacto. Cansa ouvir de quem não leu que o Harry não deveria ter ficado com ela. Exemplo master é a cena do primeiro beijo deles que, no livro, é absolutamente sensacional e no filme eu fiquei tipo AFFFFFFF. #Frustrada

Afffffffff

Bom, basicamente é isso. E vocês? Qual adaptação para o cinema tirou vocês do sério? Desabafem suas frustrações conosco.


14 comentários:

  1. Anjos e Demônios é o meu livro preferido do Dan Brown e não consegui assisti ao filme porque teve modificações que me desagradaram muito. Só espero que a adaptação de Inferno não seja uma negação também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara de decepção com Anjos e Demônios foi de dar dó. Adorava o livro e o filme foi um balde de água fria.
      BJs

      Excluir
  2. De todos esses, os que mais concordo (e sou revoltada até hoje) são a adaptação de Dragon Ball (que era meu desenho favorito quando criança!!!!!) e da Gina. Gente, deveria ser crime o que fizeram nesses dois casos, ou ao menos pecado, porque porra, eles conseguiram tirar toda a graça. Dragon Ball realmente não tem nem o que dizer, até hoje não entendi a maluquice daquele filme, mas sobra a Gina, puta merda, transformaram uma personagem super legal naquela menininha morta hahahah

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não poderia concordar mais, Tisa. Eu amo Dragon Ball e a Gina é uma das minhas personagens prediletas de Harry Potter e vê-los na telona foi uma enorme decepção (Gina, de badass para sonsa em 3 segundos rsrsr)

      Excluir
  3. Olá, Jack! Ri muito!
    Dessas adaptações só assisti os filmes de HP, e achei bons, mas a Gina, tadinha, cagaram com o personagem dela.
    "A menina que roubava livros" eu tenho até medo de assistir só de ver essas fotos dos personagens todos penteadinhos e limpinhos afff. E também chorei muito no final, uma pena eles não terem conseguido aproveitar essa parte do livro, enfim, entendo que são formatos diferentes mas a adaptação de Orgulho&Preconceito com a Keira e o Matthew está aí para provar que é possível, sim, fazer um filme tão bom quanto o livro!

    Adorei o post, beijinhos, Hel - Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Hel.
      Exatamente, essas "crianças sofridas" parecem que tão indo pra festa.
      E eu também amo Orgulho e Preconceito, mesmo não sendo absolutamente fiel (no sentido de omitir personagens pra deixar a trama mais fluida no filme) é uma das melhores adaptações que eu já vi.
      Bjs

      Excluir
  4. Minha mãe, que não leu o livro, amou Percy Jackson, eu que li, pensei "que porcaria é essa? Não to entendendo nada", ainda me questionei como continuariam os demais filmes, porque misturaram tudo, ainda bem que não continuaram.
    Sobre Dragon Ball: Socorro :o como diz a Glória Pires, não sou capaz de opinar.
    Tenho dó da Gina, é minha personagem favorita e não sei o que fizeram, nem para mencionar que eles namoraram foi dito. :(

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tainan.
      Disse tudo, minha mãe também curte Percy Jackson e eu fico falando mal do filme.
      Dragon Ball realmente dispensa palavras.
      Quando a Gina, é até hoje a única coisa dos filmes que realmente me enfurece.

      Excluir
  5. Oi Jack!
    Percy foi uma decepção pra mim. Estava esperando uma nova saga para acompanhar e foi aquele fracasso.
    Gostei do filme de A Menina que Roubava Livros, mas concordo que ele é fraco comparado ao livro.
    Também não gosto muito da adaptação da Gina. A Bonnie não tem química com o Daniel e as cenas deles dois juntos não me convenceram.
    Adorei o post!

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca. Obrigada pela visita. Essas foram as maiores decepções de adaptações que pude lembrar de cabeça. Especialmente, porque são só livros e personagens que gosto muito.
      BJs

      Excluir
  6. Olá, Jack!
    Realmente, algumas adaptações aí pisaram feio na bola...
    Percy Jackson então, nem comento haha. Li só o primeiro livro da série e depois vi o filme que minha irmã comprou para ela. Uma decepção atrás da outra...
    Harry Potter amei todos os filmes, mas a Gina ficou realmente sem sal. Se ela sumisse, não daria nem para sentir falta.
    A verdade é que tenho assistido tantas adaptações ruins que fico até com um pouco de medo (por isso não assisti A Menina Que Roubava Livros). Algumas se salvam e ficam perfeitas, mas em compensação algumas você até sofre pelo resultado final.
    Já ouviu falar da série de livros Academia de Vampiros? São seis livros ao todo e recentemente fizeram a adaptação do primeiro. Gente, que piada! Mudaram tudo, a começar pelo título!! Pode isso? Desde quando "O beijo das sombras" vira "irmãs de sangue"? Não é a toa que foi um fiasco de bilheteria e desistiram dos outros filmes. Fiquei louca da vida, porque a série é tão boa... Acho que essa supera Percy Jackson no quesito pior adaptação haha.
    Enfim, fazer o que, né...
    O jeito é tentar se conformar! haha

    Beijo
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina. Tem adaptação que não dá pra entender como gastaram tanto pra produzir ><
      Não conheço "Academia de Vampiros", mas se a adaptação já começa mundando o nome, certamente coisa boa não será.
      Eu até me tornei uma pessoa bastante flexível com adaptações não tão fieis, mas que sejam bem feitas. Mas tem coisa que passa dos limites.
      Bjs

      Excluir
  7. Bom, destes que tu comentou, posso falar de Percy Jackson, que realmente, como eu gosto de dizer, cagaram fora do penico... se era pra fazer "aquilo", nem faz nada que fica melhor, mataram a história! Também torço por um reboot no futuro, mas algo de respeito, no estilo de Harry Potter, pois a história tem um potencial gigante, ainda mais com a continuação na saga Heróis do Olimpo.

    Sobre Anjos e Demônios, tb concordo que Tom Hanks não encaixou no papel...ficou meio artificial, sei lá, não convenceu, embora ele seja ótimo ator, esse não rolou legal.

    Dragon Ball Evolution é um aborto cinematográfico. Não digo mais nada sobre essa porcaria.

    E Gina Weasley... puxa vida, pq estragaram ela? No livro ela vai te conquistando aos poucos, abrindo caminho no coração de Harry e no dos leitores. No filme, a atriz é tão sem sal que, caso a personagem não fosse vital em certas partes da trama, as cenas dela poderiam ser deletadas tranquilamente que não fariam falta.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, você concordo completamente com cada uma das suas palavras. Faz bem compartilhar essa frustração com outros leitores rsrs
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Abraços

      Excluir

Tecnologia do Blogger.