Stardust: O Mistério da Estrela - Neil Gaiman & Charles Vess


Tristran é um rapazinho tímido, estranho, meio desengonçado, ingênuo, avoado, que sempre se sentiu no mundo da lua… talvez fosse só impressão, talvez não. Nesse conto de fadas a la Neil Gaiman encontramos um mundo diferente fora dos muros do Vilarejo de Wall e nos perdemos no domínio das fadas.


Em um vilarejo na Inglaterra há cada 9 anos, durante o Festival de Primavera, um mercado nada convencional se instala e traz consigo muita magia e encantamentos… Dunstan Thorn está indo conhecer o Mercado pela primeira vez, passar pelos muros do vilarejo nunca foi tão aguardado, ele só não sabia que naquela feira encontraria o Desejo de Seu Coração ~ como um estranho andarilho o havia prometido. Ao passear pelo Mercado o rapaz encontra uma bela moça sem-nome que é escrava de uma bruxa numa barraca de flores de cristal, os dois se sentem atraídos e se encontram naquela mesma noite, eles ficam juntos por alguns horas e depois seguem seus destinos… Nove meses depois Tristran Thorn é entregue em uma linda cesta de vime, nos portões do muro do pequeno Vilarejo endereçado ao seu pai.


TristRan Sim, com esse R bizarro no meio, nunca foi o mais “normal” dos rapazes, mas não posso dizer que ele não sabe o que quer. Aos 18 anos, decide abandonar tudo e todos para conquistar o coração da sua amada Victoria e ir em busca de uma estrela cadente, para assim conseguir a mão de sua amada e seu esperado beijo! Mal sabe ele que o que vai (re)encontrar está muito além de um pedaço de pedra.


Ao entrar no Mundo das Fadas, Tristran encontra alguns perigos, um andarilho que o ajuda e uma floresta muito mais perigosa do que ela jamais imaginou, o rapaz sente-se diferente... ele descobre, por exemplo, que consegue localizar, sem sequer ter conhecido, qualquer lugar dentro do Domínio das Fadas e que de alguma forma tem informações sobre esses lugares. Com as mudanças das luas, Tristran finalmente encontra o local em que sua estrela caiu e tem uma grande surpresa. A estrela cadente na verdade não era uma pedra nem um aerólito hahaha era uma mulher, com longos cabelos prateados, um vestido azul, um colar em seu pescoço, uma perna quebrada e muitoooo, maiiisss muitoooo descontente por ter sido tirada de seu lar.


Yvaine, a estrela, tem um gênio forte e é muito incisiva, além de estar muito magoada de ter sido tirada do seu céu, não gosta nadinha de saber que será o presente para uma moça que sequer conhece… Tristran a obriga a seguir de volta ao Vilarejo de Wall, porém eles terão que enfrentar muitos problemas até chegar ao seu destino. Agora onde está a treta desse tranquilo sqn conto de fadas? Além da Yvaine ter uma personalidade forte e bem marcada e não aceitar as imposições do jovem Tristran ADOREI!

Temos também duas histórias que ocorrem paralelamente, uma é sobre os Irmãos do Domínio das Tempestades, os sete irmãos: 4 mortos e 3 vivos (sim, os mortos também hahaha) estavam no leito de morte de seu pai, aguardando ansiosamente o anúncio de quem seria o sucessor daquelas terras longínquas, qual não foi a surpresa quando o pai arremessa o colar pela escuridão noturna e diz que quem achá-lo será o próximo Senhor de suas terras, agora os três irmãos vivos entraram numa batalha mortal em busca do colar e do poder que ele representa.



Há também três velhas senhoras, antigas poderosas feiticeiras que não estão em seus melhores dias… Quando a estrela caiu todas sentiram o poder emanado e sabiam o que tinham que fazer para trazer sua beleza e poder de volta: comer o coração da estrela cadente.

O livro tem uma narrativa agradável como nos contos de fadas infantis, porém num tom bem mais sombrio, é uma leitura que vai fluindo bem com o passar das páginas. Neil Gaiman traz os elementos sobrenaturais de forma brilhante e pouco convencional. Assim como ocorreu em Coraline, o amadurecimento do personagem é feito de forma gradativa e vamos notando isso no decorrer da história, Tristran amadurece muito, mas não perde totalmente seu ar encantado e ingênuo, a melancolia e tristeza de Yvaine é sentida, mas também vemos como sua postura defensiva vai sendo suavizada com a presença quase que constante de Tristran.



O final da história é ótimo, com uma dinâmica boa, mas confesso que é bem melancólico, novamente Gaiman nos faz refletir… Dessa vez sobre a imortalidade e eternidade, é genial!

A edição que li é simplesmente lindaaa, as ilustrações de Charles Vess são incríveis, adorei a diagramação, é bem estilo conto de fadas mesmo, não me lembro de ter achado muitos errinhos ortográficos na história, tirando o fato do “R” no nome Tristran que tenho a impressão que sumia em algumas páginas, altamente perdoável! hahaha

O livro leva 4* pelo enredo e pelo entrelaçamento das histórias! Agora o desejo de ler mais livros do Gaiman só aumenta! ♥ Siiii tô virando fã mesmo!! *-*

Curiosidades:

→ Temos um filme - que está disponível na Netflix aeeeww -, que se chama Stardust: O Mistério da Estrela, o filme é raso, tiraram todo o lado sombrio e deixaram algo bem mais infantil, sem contar que mudaram várias coisas pra variar, o que mais me irritou foi que tudo no filme acontece no período de uma semana e no livro levam-se meses, por isso notamos o amadurecimento de Tristran em sua viagem. Enfim, dá para assistir, mas não é fiel. Uma pena.

→ No filme o nome do personagem é Tristan, sem o R, muito mais bonito, né? rsrs

→ O título do livro pode ser encontrado como O Mistério da Estrela: Stardust ou somente Stardust! Só pra confundir, né? rsrs

[...] Dunstan sentia que os dois ocupavam o mesmo lugar no universo. Como se, por um momento poderoso e envolvente, eles fossem a mesma pessoa, dando e recebendo, à medida que as estrelas esmoreciam no céu antes do amanhecer.

26 comentários:

  1. Respostas
    1. Oie Luiza!
      O livro é bemmm diferente do filme, achei a história muito mais rica, pelos comentários que li no skoob tem uma galera que adora o filme e outras ~como eu~ que não curtiram tanto!!

      Leia sim, é sempre bom ter outra perspectiva né?

      Bjs e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Oi Denise!!
    Nossa, este livro me encantou (e eu nem sabia da existência dele haha). Amei sua resenha, ficou uma graça!
    E essas ilustrações?? Que mágicas, como o livro em si já deve ser!
    Fiquei super curiosa!!!

    Beijo
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina!!!
      Que bom que gostou!! O livro é ótimo, vale a pena ler!!
      Ounnn super obrigada!!

      As ilustrações são lindas mesmo!! Dá forma aquilo que a gnt está lendo!! *-*

      Obrigada pela visita!! :)

      Bjs

      Excluir
  3. Olá :)
    O filme é um dos meus favoritos e sinceramente eu queria muito essa edição, eu tenho o livro, mas infelizmente não possui ilustrações :/
    Adorei a resenha e as fotos :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiee!!

      Nossa, eu pensei q todas as edições viam com as ilustrações!! Elas dão vida à obra! Sem contar q são lindas!! *-*
      O filme não me agravou tanto, oq vc achou dessa diferença entre as obras?
      Obrigada!!!
      Bjs

      Excluir
  4. Eu não conhecia o livro, mas já ouvi falar bastante no autor. A história me interessou um pouco, além disso gostei bastante das ilustrações. No geral, parabéns pela resenha super completa!

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Vinicius!!

      Talvez vc conheça o Coraline e Sandman, são as obras mais famosas dele!! Tenho uma amiga q é viciada nele e está me viciando tbm!!

      Obrigada pela visita!!! ^^

      Bjs

      Excluir
  5. Que livro lindooo! E que história incrível, nunca tinha ouvido falar no autor, mas já gostei rsrs. Te indiquei para o Prêmio Dardos...

    http://apenasgiz.blogspot.com.br/2016/03/premio-dardos-bloggers-recado.html?m=1

    *Beijokas -Hellen B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiee Helen!!

      Quando puder leia algo do Neil, ele é incrível!!

      Obrigada!! Vou dar uma olhada!!! *-*

      Bjs

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler esse livro mas não tive oportunidade ainda.
    Gostei de ver ele por aqui :D
    Que edição linda hein <3
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Denise!!

      Leiiiaa sim e depois me conte oq achou!
      Essa edição é lindíssima mesmo!!

      Brigada pela visita!! Bjs :*

      Excluir
  7. Oi, Denise!

    Eu assisti ao filme e gostei muito, que bom que o livro é mais denso! #comosempre
    A leitura desse livro tá prevista para o mês de dezembro no clube do livro que participo e estou ansiosíssima, também estou muito querendo ler Gaiman, já que só li Coraline e amei.
    Amei as ilustrações do livro, muito encantadoras.

    Beijinhos, Hel - Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Hell!

      Eu nem sabia do filme, acredita? Tenho uma amiga que é viciada no Gaiman e falou que vai me viciar tbm, foi ela que me emprestou o Coraline e esse! Ela tem a obra inteiraaa dele!
      Vou ler outros com certeza, tô virando fã do cara!! rsrs

      Amei as ilustrações, me deu aquela nostalgia de contos de fadas?*-*

      Em dezembro vou esperar pela sua resenha! Espero que gosteee da história!! ^^

      Bjs!

      Excluir
  8. Oi Denise!
    Já assisti ao filme sim e gostei.
    Mas que edição linda, hein? Vontade de ter na estante!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô apaixonada por essa edição Ale!! *-*
      Ahhh leia o livro, vc vai se encantar mtooo mais!!

      Obrigada pela visita!! *-*

      Excluir
  9. Oi Denise!
    Eu já li esse livro e amei, mas o meu livro é um paperback em inglês bem baratinho. Nada a ver com essa edição linda e ilustrada!
    Agora quero essa edição também. *-*

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Sora!!

      Agora com os comentários que tô sabendo que tem uma versão sem as ilustrações! Pensei q todas fossem assim, tipo o Alice rsrs

      As ilustrações dão um outro olhar para a história! Compra essa edição! Vai amar! <3

      Bjs :****

      Excluir
  10. Deve ser uma leitura deliciosa. Eu curto muito Gaiman e esse só vi o filme. Gostei da edição.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIee Camila!!

      Simm, foi mesmo! Li rapidinho, a história te prende e vc não vê a hora de saber como tudo vai acabar! *-*
      Tô comendo a ler o Gaiman agora, tenho uma amiga viciada nele!! Quero ler Deuses Americanos, parece q vai ter uma série sobre o livro, fiquei super curiosa!!

      Obrigada pela visita Camila!! Bjs

      Excluir
  11. Quero ler esse livro há muitooooo tempo!! Pela resenha que você fez, parece que o sr. Gaiman bebeu um pouco na fonte da minha querida Dianna Wynne Jones, o que já mostra que esse livro é muito bom!! Bjss

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiee Andrea!!

      Fiquei curiosa com a Dianna Wynne Jone!! Vou pesquisar as obras dela!!!
      Assim q der, leiaa simm, vale a pena!!

      Obrigada pela visita!!

      Bjs

      Excluir
  12. Oi, Denise! Ainda não li o livro, acredita? Mas assisti e amei o filme. ^^
    Olha, indiquei o blog pra um prêmio.
    Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li
    Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiee Mirelle!!

      Eu tô chocada com tanta gente que conhece o filme!! Eu só soube do filme porque minha amiga me falou, senão não ia nem imaginar!! rs

      Ahh leiiiaa, se vc gostou do filme vai achar o enredo do livro mil vezes melhor!! *-*

      Brigada pela visitaa!! <3
      Bjs

      Excluir
  13. Sou completamente apaixonada pelo filme e agora que soube que tinha o livro deu vontade de ler mas fico com medo de odiar o filme depois de ler o livro. Dar sempre esse medinho.
    http://blablabladalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiee Lis!
      Ahh perca esse medo, a adaptação é bem filme da disney, no livro é mais denso, mas não tira todo o encantamento, sabe? Ele só é tratado de outra forma!!
      Li outras resenhas que diziam q o filme era melhor, acho que vai mto do gosto literário de cada um, né??

      Super incentivo q vc leia!! Depois volte pra contar oq achou!! ;3

      Obrigada pela visita!!
      Bjs

      Excluir

Tecnologia do Blogger.