Resenha ~ Star Wars: O Último Comando - Timothy Zahn (Trilogia Thrawn #3)



A conclusão da aclamada trilogia Thrawn não decepciona e deixa claro, novamente, porque Timothy Zahn é um dos mais queridos autores do Universo Expandido de Star Wars e já do meu coração.


Pensa numa capa linda! A Editora Aleph sempre se supera nesse quesito


É incrível ver como aquilo que parecia ser uma situação bastante favorável para a Nova República, vai mudando completamente ao longo da trilogia. Com a introdução em “Herdeiro do Império”  resenha aqui , a antiga Aliança Rebelde vinha consolidando a Nova República e ao mesmo tempo lutando com o remanescente do Império Galáctico. Já na frenética continuação “Ascensão da Força Sombria”  resenha aqui , meu livro predileto da trilogia, acontecimentos surpreendentes viram o tabuleiro completamente, deixando-nos na angústia pelo desenrolar desse embate. E então, finalmente, em “O Último Comando” a Nova República tenta conter o desespero que nós leitores não conseguimos conter e virar o jogo novamente.

"É... Parece que o jogo virou, não é mesmo?"
Fonte: Project Shadow

Mais um livro para admirar o brilhantismo do vilão, o Grão Almirante Thrawn (há boatos de que ele possa aparecer na série de animação canônica Star Wars Rebels, tomara *---*). É angustiante e divertido ver nossos heróis bolando planos sensacionais e ficar na expectativa de como Thrawn vai antecipar e revidar ao movimento, porque é isso que ele mais gosta de fazer filodamanhê. Também vale ressaltar outro personagem que acaba tornando-se o grande desafio de nossos heróis, o velho louco e maldito Mestre Jedi sombrio C’baoth com sua personalidade digamos intrigante e suas batalhas físicas e mentais consigo próprio e com outros personagens treta treta, que deixa a narrativa muito mais interessante.

Devido às dificuldades que a Nova República enfrenta, podemos ver um pouco mais de antigos personagens queridos como Wedge Antilles, Almirante Ackbar e Mon Mothma, além dos nossos já queridos contrabandistas liderados por Karrde, que sempre trazem uma emoção a mais e frequentemente boas risadas.


Porém o mais sensacional é ver nosso grupo de heróis novamente reunido, atuando sempre no interesse da Nova República, mesmo quando a Nova República não pensa dessa forma. Tem Lando, tem Chewie, Han, Luke, dróids, Leia - e até os recém-nascidos gêmeos Jaina e Jacen -, a turma toda se metendo em um monte de confusão e perigos do jeito que a gente gosta. Há cenas de ação de tirar o fôlego. E é incrível ver essa equipe em ação novamente, depois de vê-los trabalhando sempre em pequenos núcleos ao longo da trilogia. Detalhe que a Leia é uma mãe Jedi muito badass, ainda mais considerando as circunstâncias ain como sou fã dela, gente.

A turma toda <3

E novamente um dos pontos altos do livro é Mara Jade. Eu sei, eu sei... Já disse isso nas resenhas anteriores. Mas essa mulher é muito louca, gente, vai na minha. E é super legal ver o desenvolvimento da personagem e a relação dela com Luke ao longo da trilogia. Não é à toa que ela é a mais querida personagem do Universo Expandido - a primeira do UE que nunca apareceu em um filme a entrar no top 20 dos personagens mais queridos da saga. Todo mundo, especialmente Luke, vê como os dois trabalham bem juntos e como isso surpreende Mara, que supostamente o odeia. Em “O Último Comando” isso é ainda mais evidente e resulta em alguns momentos memoráveis dos dois. Aliás, Mara Jade e Leia Organa Solo são uma dupla sensacional também girl power.


“O Último Comando” fecha uma trilogia incrível com chave de ouro e faz você amar ainda mais Star Wars. As últimas páginas do livro têm um ritmo alucinante e um desfecho incrível. Só não leva 5 estrelas porque o final foi tão frenético que eu acho que cabia mais um capítulo de calmaria nessa história eles e nós merecíamos uma respirada, e porque esse livro tinha bastante errinhos de revisão que incomodaram um pouco na leitura. Agora que terminei, posso falar que toda a popularidade da trilogia Thrawn não é desmerecida e que Timothy Zahn já é um autor muito querido meu que tenho stalkeado nos eventos da Editora Aleph há dois anos.

Minha dupla predileta, despistando os cabeças de balde no melhor estilo nesse livro <3


Na CCXP 2015 → confira nosso especial aqui , comprei o box da trilogia mesmo já tendo o primeiro exemplar autografado que vem com o conto “Crise de fé”, focado no Grão Almirante Thrawn. O livreto tem apenas 67 páginas, mas não anima muito por não ter muitos personagens com quem simpatizar, exceto o próprio Thrawn. Mas ainda assim vale a pena, pois forma um lindo box, cujo qual eu pedi para o autor assinar todos o livros para mim yeeey o/ gente ele é um fofo.

Almirante Ackbar checando meu lindo box autografado *-*

Em resumo, se você é fã de Star Wars, a trilogia Thrawn é uma leitura indispensável. Eu certamente me diverti e me emocionei ao longo das muitas páginas e, por mais que tenha aceitado e até gostado da separação Canon vs Legends, frequentemente me pego pensando como seriam Mara Jade e Grão Almirante Thrawn nas telonas. Bom, pelo menos nós fãs sabemos que tem muita história pela frente. Enquanto isso, que a Força esteja com vocês!


4 comentários:

  1. Oi Jack!
    Eu só li O Herdeiro do Império e gostei. O que mais me impressionou é ver como o autor conseguiu transpor a voz dos personagens para o texto, sabe?
    Naquele primeiro livro, achei que o Grão Almirante Thrawn devia ser um excelente personagem. Imaginei que ele prometia muito para os livros seguintes. Pelo jeito eu estava certa, hein?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana. Tudo bem?
      Realmente Zahn consegue fazer com que os personagens sejam verdadeiros àquilo que conhecemos, é como ver um filme.
      Sim, Thrawn é espetacular e, apesar de ser o vilão que vai contra nossos heróis, é impossível realmente odiá-lo.
      Se você gostou do Herdeiro do Império, siga com a trilogia porque vai ficando muito mais interessante.
      Bjs

      Excluir
  2. Olá, Jack.
    Excelente resenha!
    Eu estou lendo o primeiro livro da trilogia e estou gostando muito. Ainda não sei o que pensar do Almirante Thrawn, mas é inegável que o homem manja dos paranauê, rs.
    Pelo visto, ainda tem muita coisa pela frente e eu estou ansiosa para chegar no final.
    Abraços.


    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada ^^
      O Thrawn é um vilão sensacional, manja muito dos paranauês rsrs. O primeiro livro é muito bom, faz você se sentir de volta aos filmes de tão fiel que os personagens são e apresentando outros ótimos e totalmente críveis também.
      Continue sim com a trilogia que ela só vai ficando melhor. O segundo livro é sensacional e o desfecho da trilogia de tirar o fôlego.
      Abraços

      Excluir

Tecnologia do Blogger.