Coraline - Neil Gaiman


Amanhã, 10/nov, é aniversário do Neil Gaiman, autor de Sandman e dessa "literatura infantil" aqui :p! Então, vamos homenageá-lo com essa resenha! :3

A primeira e única vez que assisti o filme de Coraline, uma animação aparentemente inofensiva, eu parei na metade… A única coisa que eu pensava era “Isso, definitivamente, não é um filme para crianças!!”. E o livro menos ainda!

Venha se assustar um pouquinho! ;p
Coraline e seus pais mudam-se a para uma nova casa, ela é uma menina bem curiosa e logo começa a explorar a nova vizinhança, ela não tinha ideia do que iria descobrir estava muito além do que imaginava.

Somos apresentados aos três vizinhos, a senhorita Spink, a senhorita Forcible e seus terriers que moram no térreo da casa e ao senhor do andar de cima com seus ratinhos mensageiros. Os três vizinhos insistiam em chamá-la de Caroline, o que deixava a mocinha sempre muito irritada! E quem não ficaria, né? Também conhecemos o gato preto com olhos astutos e muitos espertos.

Depois desse livro/filme nunca mais olho para botões da mesma maneiraaa!!
Os pais de Coraline estavam sempre muito ocupados para dar atenção à filha, o que a deixava frustrada, sempre que ela tentava uma aproximação eles estavam atrasados ou com alguma coisa para resolver e não davam a mínima para a garotinha… O descontentamento dela é visível, não há ninguém ali de sua idade, seus pais não se importam com ela e seus vizinhos são velhos e excêntricos demais…

Em meio ao tédio e a exploração, Caroline Coraline descobre uma porta secreta em sua própria casa, em um lugar que ela não deveria estar quem procura acha hahaha logo descobre também a maneira de abri-la… E ela descobre um mundo muito mais interessante.

Essa é a Outra Mãe, super inofensiva, anteciosa e amorosa! SQN
Nesse outro mundo ela encontra a Outra Mãe e o Outro Pai e é um lugar maravilhoso, os pais são atenciosos, fazem comidas gostosas e com muito mais diversão do que o lugar de onde veio… Até seus vizinhos são mais interessantes e acertam o seu nome!! A Outra Mãe tenta convencer Coraline a ficar ali para sempre, que ela seria muito mais feliz e eles seriam uma família de verdade, ela só precisaria… Costurar em lugar de seus olhos dois botões Uma coisa super normal! Assim, ela ficaria como seus Outros Pais e a família estaria completa. Bizarro!

Mas Coraline decide voltar a sua verdadeira casa, o que deixa a Outra Mãe p* da vida, furiosa e decepcionada… Ao chegar em sua casa nota que está sozinha e na manhã seguinte seus pais verdadeiros também não retornam. Eles foram sequestrados pela Outra Mãe, a partir daí Coraline tem que enfrentar os seus medos, usar de sua inteligência para tentar salvar sua família e o seu mundo verdadeiro das garras desse ser.

As ilustrações são... São... Nem tenho palavras para definir...  >.<
O livro surpreende pela profundidade dos temas propostos, a negligência dos pais, a espevitada Coraline, uma criança com uma astúcia sem tamanho e que traz vários ensinamentos nas EntreLinhas . Vamos notando o amadurecimento da personagem, de seus sentimentos e como ela lida com os mesmos. Passamos pela revolta, pela angústia, pelo medo, pelo tédio, pelo amor e até pela tristeza. Além do que temos toda a simbologia dela trocar sua vidinha chata no mundo real por um mundo onde tudo é perfeito, mas claro, isso tudo por um preço.Tudo isso é muito enriquecedor e muitas vezes nos vemos em suas atitudes o que torna tudo mais intenso! Acredito que uma criança vá ficar amedrontada com algumas passagens ou até mesmo com as ilustrações, assim como eu fiquei! Mas adultos e crianças devem lê-lo e tirar proveito de seus ensinamentos!!

Hora de enfrentar alguns medos e mostrar sua inteligência Caroline!Ops Coraline!!

O livro é ótimo, a leitura prende e é instigante, além de super curtinho. Então dou 4* pra esse terror-fantástico-meio-para-crianças-meio-para-adultos.

Ahhhh o filme é bem fiel ao livro, tem poucas alterações, mas eu não assisti tudo porque me deu medinho, mas um dia eu continuo!

Então? Preparados para passar pela porta e descobrir esse novo mundo?

Quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem.



36 comentários:

  1. Oi,
    Ainda não tive oportunidade de ler nada do Neil Gaiman, mas tenho bastante curiosidade! Vou add o livro na minha lista de desejados!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iris!!

      Quanto tiver oportunidade leia simmm! Este foi meu primeiro, mas já tenho outros na lista e já conhecia o trabalho dele em Sandman! Este mês tem lançamento dele, uma releitura da Bela Adormecida "A Bela e a Adormecida", achei bem legal!
      Veja se te interessa!!

      Obrigada pela visita! *-*

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler "Coraline" e outros livros do Neil Gaiman, pois ele é um dos meus autores favoritos.
    Já perdi as contas de quantas vezes já assisti o filme, gosto muuiito.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não vai se arrepender Sávio!
      Tirando raras exceções, os livros costumas ser sempre mais completos no quesito das percepções dos personagens do que os filmes...e no Coraline fica muito evidente isso! :3

      Quando ler volte e nos diga o que achou!
      Obrigada pela visita!! Abraços! =D

      Excluir
  3. Oii Denise!
    Sempre tive muita curiosidade em ler esse livro desde que assistin o filme, pois além de ter sido escrito por nada mais e nada menos que Neil Gaiman também fala do sobrenatural, um tema que gosto bastante. Lendo sua resenha, fiquei com mais vontade ainda mais com todas essas ilustrações macabras que você diz ter <3
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Daniele!!

      Siiimmmm, leiiaa e veja as ilustrações macabras! Tem algumas que são meio perturbadoras! rsrs
      Ele trata do sobrenatural de uma forma interessante, talvez um pouco mais leve do que as obras dele, deve ser por isso que consideram "infantil" hahaha

      Bjs e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Ainda não li o livro, gosto muito do filme, também acho que tem umas mensagens bem fortes para as crianças, mas que elas só vão entender depois que estiverem mais crescidas, espero muito ler esse livro.
    Essas ilustrações estão bem legais e medonhas.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele!!

      Acho que comparado as outras obras dele talvez seja mais "light", mas ser classificado como infantil, já acho um pouquinho demais! hahaha Muitas crianças iam ficar traumatizadas com as ilustrações e com a história! rs

      Quando puder leiaaa sim! Vale a pena! :D

      Obrigada pela visita!

      Bjs

      Excluir
  5. Que ilustrações bizarras! Hahahah
    Ótima resenha, só li um conto do Neil Gaiman ate agora mas to com vários livros dele na minha lista! *_*
    http://torradascomcha.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid!!

      Nossa, escolhi as mais bonitinhas! hahaha mentira! hahaha Tem algumas piores hahaha
      Obrigada pelo elogio!! Qual conto dele vc leu?? Coloquee simm, também já coloquei váriooos dele na lista hahaha

      Obrigada pela visita!! Bjs! ;*

      Excluir
  6. Esse livro é tão lindoooo! <3 ^_____^
    http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Denise!
    Ainda não li o livro, mas assisti ao filme. Gostei bastante, apesar de ter ficado com medinho também haha.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca!!

      Que bom que você conseguiu assistir ao filme! hahaha
      Eu ainda não consegui ver, mas vou criar coragem, estou curiosa de como fizeram algumas cenas do meio-final do livro em stop motion, deve ter ficado bonito!!

      Obrigada pela visita!

      Bjs! :*

      Excluir
  8. Eu nunca assisti o filme e nem sabia ao certo do que a história se tratava! Mas eu gostei bastante da sua resenha e parece ser um livro muito interessante, fiquei curiosa para ler agora!

    Beijos
    Meu Conto de Fada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giuliana!
      Obrigada!! Sim, a história é muitoo boa, vale a pena conferir!
      Coloque na meta de leitura do próximo ano! *----*

      Excluir
  9. Oi Denise,
    Eu Vi esse filme faz muito tempo (nem lembro se cheguei a assistir todo), mas não sabia que tinha um livro (e realmente o filme é bem assustador). Só li um livro do Neil Gaiman até hoje, que foi ' O Oceano No Fim Do Caminho' e simplesmente amei, quero muito ler outros livros dele.

    Adorei seu blog.
    Beijos.
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Não Vivo Sem Livros!! :D

      Na época que eu assisti a metade do filme (rsrsrs) também não fazia ideia que tinha o livro!!
      Falam muito bem d'O oceano no fim do caminho, já coloquei na lista de próximos livros do Gaiman!
      Eu gostei muito da forma que ele escreve, é simples, direta e instigante! O que me fascina, pq fico presa na leitura!

      Muito obrigada!
      Vou visitar o seu, até pq eu tbm Não vivo sem livros!! *----*
      Bjs e volte sempre!! :3

      Excluir
  10. Eu comecei a trabalhar com a 7série o livro Coraline mas a realidade é bem assustadora: eles não se interessam mais por histórias que já viram adaptações de filmes :(
    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!

      Nossa! Que triste, infelizmente nossos alunos estão ficando cada vez mais difícil de conquistar, eu vivooo incentivando meus sobrinhos a lerem, nem que for gibi e eles não dão a mínima =/
      É muito triste mesmo, posso sugerir um que ainda não virou filme e que é nacional? Veja aqui no Blog tem resenha de A Arma Escarlate, talvez seus alunos se interessem! Já indiquei a alguns professores devido alguns temas abordados!
      Mas não podemos desistir! Só precisamos descobrir como eles vão se apaixonar pela leitura, assim como nós!!*-*

      Obrigada pela visita!!
      Bjs

      Excluir
  11. Oi Denise!
    Eu quero MUITO ler Coraline, você não é a primeira pessoa que me fala bem do livro.
    Nem o filme eu assisti, então vou me surpreender em todos os sentidos.
    Gostei bastante da resenha.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ale!!

      Ahh que maravilhaaaa, simmm, leiiaaa e assista o filme depoiiiss!! Acho fantástico quando isso acontece, porque a pessoa fica naquela expectativa gostosa!!

      Muito obrigada! ^^

      Bjs e volte sempre! :3

      Excluir
  12. Oi, Denise!
    A diagramação desse livro é linda!
    Eu só assisti o filme. Era uma pessoa inocente, achando que era uma animação fofa. Quando terminei o filme, a primeira coisa qur falei: esse filme não é pra criança.
    Depois um tempo, descobri que o Gaiman que criou e entendi o porquê dele ser assim hahahaha
    Quero muito ler o livro. Vou tentar comprar na Black Friday
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Luiza!!

      É mesmoooo, as páginas tem uma outra textura também e casa perfeitamente com a diagramação!!
      hahahahahaha pra vc ter uma ideia da minha inocência! Na época minha irmã tinha comprado o filme para o meu sobrinho que estava com uns 3 anos!! Para mim era um filme supppperrr fofo!! hahaha
      Depois que a gente descobre quem é o criador tudooo fica mais claro! hahahaha

      Esse eu peguei emprestado, então também vou ficar de olho, quero ele na minha estante!! :3

      Bjs e obrigada pela visita!!!

      Excluir
  13. A edição está lindíssima, essas ilustrações dão o tom meio sobrenatural da história.
    Até o momento só conferi o filme mesmo, mas tenho muita curiosidade em ler o livro também.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany, falou tudo!!

      Se não tivessem as ilustrações macabras acredito que minha imaginação ia ser menos assustadora hahaha
      Essa da cena que postei com a barata saindo da bocaa... CARACAA.. Só de lembrar já arrepia! rsrs

      Quando puder leia sim!! Vai gostar!!

      Obrigada pela visita! Bjs

      Excluir
  14. Eu já vi o filme quando era mais nova e tinha achado superlegal, não sabia que tinha o livro. Quero ler também!
    Beijos
    http://virandoamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que lhe dar os parabéns por ter assistido ao filme quando era mais nova!! rsrs
      Eu parei na cena onde ela tinha acabado de chegar no Outro Mundo e conhecido a Outra Mãe hahaha

      Leiaaaa, adoro comparar adaptações literárias, apesar de me irritar com algumas essa eu achei bem parecida! =D

      Bjs

      Excluir
  15. Oii Denise, Tudo bem?
    Eu amo essa história, assisti o filme e joguei um jogo que lançaram a algum tempo para portáteis mas confesso que nunca li o livro, depois da sua ótima resenha só fiquei com mais vontade! *-*
    Adorei seu blog, já estou seguindo! Depois dá uma passadinha lá no meu para conhecer! :)
    Beijos,
    Isa – Night Phoenix Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Isaaa, tudo sim e com vc?

      Nossaa, não acredito que tem jogooo!! Vou procurar para ver se ainda está ativo! hahaha
      Tenho medo, mas não tenho vergonha né?! hahaha
      Ouuunnn obrigada pelo elogio!! *----* Leia simm vai gostar mais ainda da história!!

      Vou passar já no seuuu! Adoreiiii o nome! <3
      Obrigada pela visita!! Bjs :*

      Excluir
  16. Oi Denise!
    Ainda não tinha oportunidade de conhecer o livro, mas me apaixonei pela animação. Coraline é uma menina muito encantadora, e pelo jeito no livro, esse aspecto não mudou <3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie David!

      Simm, ela é muito fofa e super esperta pela pouca idade!! Acho que o filme conseguiu retratar bem a sagacidade dela, mas o livro explora bem os receios e dúvidas! Achei isso fantástico! *-*

      Leiiia e depois a gnt conversar sobre o filme vs livro! rsrs :p

      Bjs :*

      Excluir
  17. Yey, Denise. Que resenha linda!
    Coraline não tem nada de literatura infantil, mesmo! E o filme é bem fiel também. Concordo com tudo o que você disse em gênero, número e grau!

    Parabéns pela resenha. Li esse livro mês passado e foi uma leitura tão fluida que fazer a resenha foi muito simples, é bom escrever sobre livros que gostamos! :)

    Beijinhos, Hel.

    http://leiturasegatices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiee Hel!

      Não mesmo! Nós traz várias reflexões!! Obrigada!! Que bom que gostou da resenha fico feliz!! :3
      Ahh eu cheguei a ler sua resenha, mas não lembro se comentei (estava louca por causa do TCC)... É uma leitura super fluída e simples mesmo! Siimm é muito bom, a resenha também flui! Eu já peguei outro livro do Neil para ler!!

      Estou mais curiosa ainda para conhecer as outras obras dele! E tenho uma amiga que tem a coleção COMPLETAA! *-*

      Bjs e obrigada!

      :*

      Excluir
  18. Olá!
    Que resenha maravilhosa!
    Quero taaaaaanto ler esse livro! Tomara que eu ache ele na Black Friday!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Kaio!

      Obrigada!! *----*
      Yeap, fica de olho na Black Friday, tbm espero adquirir o meu lá, já q este foi emprestado! hahaha

      Obrigada pela visita!!! <3

      Excluir

Tecnologia do Blogger.