Brasil Game Show 2018
A Brasil Game Show 2018 ocorreu entre os dias 10 e 14 de outubro, na Expo Center Norte em São Paulo, o evento em sua 11ª edição reuniu novamente grandes nomes, empresas e desenvolvedores do universo dos games. A feira, que vem crescendo ano após ano, contou com atrações e jogos para agradar aos mais diversos públicos e épocas, dos clássicos da infância aos mais recentes lançamentos, os cinco dias do evento foram recheados de muita jogatina, diversão e doses de nostalgia.
A BGS ofereceu diversos Meet & Greet inteiramente gratuitos. Sim, isso mesmo! Bastava chegar, pegar a fila e aproveitar. A maioria aconteceu no espaço da Intel e contou com grandes nomes como Daniel Pesina (intérprete do Mortal Kombat I e II), Katsuhiro Harada (diretor do Tekken e de Soul Calibur), Shota Nakama (produtor musical e criador da Video Game Orchestra), Michiteru Okabe (produtor de Devil May Cry 5), Cory Barlog (diretor de God of War) e muitos outros.
Charles Martinet, dublador do Mario e sua turma, que ofereceu meet & greet no espaço Cosplay Zone da Nintendo. Ainda que eu tenha mudado de plataforma, jogos como Super Mario 64, Mario Kart, Paper Mario e Mario Galaxy marcaram minha infancia e adolescencia e me tornaram a apaixonada por jogos que sou hoje, então não podia deixar de conhecer o responsável por dar voz a um dos mais queridos personagens dos games de todos os tempos.
E o Charles é simpatia pura! Chegou agitando a fila com pulos e com a voz que marcou gerações. Comprimentou a todos com beijos, abraços e apertos de mãos, fez pose para fotos e autografou os mais diversos itens com muito cuidado e dedicação. Eu (Thalita) e a Jack ficamos encantadas!
O espaço do XBOX era sempre bastante animado com campeonatos de jogos ou partidas de Just Dance. Lançamentos como Forza Horizon 4, Shadow of Tomb Rider, PES 2019 e Assassins Creed Odyssey estavam disponíveis, mas quem quisesse jogar precisava encarar filas imensas. Jogos menores ou menos recentes tinham filas mais rápidas e títulos ainda não lançados como Kingdom Hearts III e Ori and the Will of the Wisps também podiam ser jogados. Todos que jogassem quaisquer títulos ganhavam cartões com códigos digitais de 14 dias grátis do Game Pass e da Live Gold. Seria bacana se não servisse apenas para novos assinantes. Quem já paga pelo serviço ganhou só a experiência de jogar.
Já no stand do Playstation um imenso telão transmitia trailers, gameplays e informações de jogos como a remasterização de Resident Evil 2 e os próximos lançamentos Days Gone e Dreams enquanto o espaço não continha alguma atividade ao vivo. Para jogar era preciso agendar horário no app Experiência Playstation. Os horários esgotavam em questão de minutos e quem não conseguisse poderia tentar a sorte nas filas de backup. Além dos citados acima, era possível jogar Spider Man, God of War, Spyro Reignited Trilogy, Horizon Chase Turbo e muito mais. Quem jogasse ganhava um cupom de 10% de desconto para ser usado na loja da Playstation na feira.
Alguns jogos como Playerunknown's Battlegrounds, Black Desert, Magic: The Gathering e Just Dance tinham espaços próprios. O de PUBG era impressionante de tão grande, com dezenas de jogadores concentrados em suas partidas.
Era possível adquirir os mais diversos produtos na feira. Cadeiras gamers estavam com descontos exclusivos da BGS. A Americanas tinha bons preços em jogos e quem fizesse o cartão da loja ganhava 10% de desconto na compra e podia parcelar consoles em até 24x. Samsung dava mais de 40% de desconto em sua linha de monitores, TVs e notebooks e parcelamento em 12x. A Riachuelo Geek marcou presença com camisetas a partir de R$ 29,90 e a Piticas estava em um stand imenso e repleto de atividades legais que garantiam brindes. Os fãs de produtos geek podiam se esbaldar no setor shopping com lojas que vendiam os mais diversos produtos do mundo geek desde plaquinhas, camisetas, canecas, almofadas, action figures, Funko Pop e muito mais.
Empresas que não lidam diretamente com o mercado gamer também marcaram presença com atividades bacanas como por exemplo a Fini e a disputa entre quatro jogadores que terminava em uma piscina de bolinhas. O Ponto Frio trouxe a Arena Arcade, o espaço trazia desde clássicos dos fliperamas até jogos de corrida e mesas de air hockey (quem nunca tentou escapar daqueles discos ensandecidos não sabe o que é desespero!), desafios de força, entre outros! A Old Spice trouxe um desafio de voz, no qual ganhava quem tivesse o grito mais longo - haja folêgo!
Na área do Youtube Gaming um telão permitia que os visitantes acompanhassem as partidas dos gamers. O estande ainda contou com uma programação com diversos canais e atrações que marcaram presença em todos os dias do evento.
E falando em streaming, destaque especial para a nova plataforma PlayPlus que estava com atividade em parceria com a Escape 60”. Eram 5 salas de escape e todos relacionados ao tema terror, os participantes tinham 15 minutos para desvendar as pistas e sair da sala antes do tempo se esgotar. O estande estava super organizado, podendo ser agendado previamente via site, mesmo para quem estava sem agendamento por ser uma atividade em grupo (cerca de 10 pessoas por sala) a fila andava relativamente rápido e a espera valia muito a pena. Além das histórias super instigantes todos saiam com uma sacolinha do streaming, além de um caderninho tipo moleskine, caneta, bottom do escape 60” e um super útil powerbank!
A praça de alimentação ficou concentrada em apenas um setor da feira e era ampla e bastante variada. Não vi filas exageradas e os preços eram aqueles comumente praticados nesse tipo de evento. Os bebedouros por outro lado eram pouco numerosos e, apesar de conterem torneira para encher garrafas, todos os que usei tinham baixa vazão de água.
De uma forma geral, o evento foi muito positivo! Como ressalvas cito às ruas de interseção entre XBOX x Playstation x Warner que em determinados momentos e dias ficavam intransitáveis. A área Indie que ficou muito espremida, dificultando a passagem pelo corredor, conversar sobre os games e até mesmo jogar as demos disponíveis. Uma pena! Pois é uma área que tenho muito apreço e não consegui aproveitar tanto quanto gostaria. Acredito que o público do evento tenha aumentando ainda mais esse ano, mas me pareceu as estações-extra de jogos e demais atividades não foram suficientes para dar vazão e agilidade às filas dos estandes principais.
Jogos
Assassin’s Creed Odissey: Que jogo incrível! A jogabilidade está idêntica ao Origins, os gráficos estão lindíssimos e a ambientação da história na Grécia antiga promete ser tão fantástica quando. Tive a oportunidade de jogar com a Kassandra, no que parecia ser o início da jornada, desbravei algumas regiões mais afastadas do mapa, enfrentei alguns soldados e me encantei com os cenários, a experiência foi ótima e só me deu mais vontade de jogar. E o melhor: já está disponível para compra!
Dandara: Lançado no início de 2018, Dandara é um jogo brasileiro de plataforma 2D e Metroidvania desenvolvido pela Long Hat House e publicado pela Raw Fury. O jogo conta com uma jogabilidade bem intuitiva, explorar e lutar, sem muitos diálogos e somente com caixas de textos, vamos explorando os cenários e tentando desvendar a história de Dandara. Confesso que os 10-15min cumpriram seu papel: fiquei ainda mais curiosa para saber mais sobre o enredo e a história de Dandara. A boa notícia é que ele já está disponível em todas as plataformas (PC, XBOX e PSN) e para quem é assinante do XBOX Game Pass também!
Days Gone: Da Naughty Dog, mesma desenvolvedora de Last of Us e Uncharted, estava disponível no stand da Sony o demo do jogo Days Gone, novo exclusivo do PlayStation 4 que será lançado em 2019. Embora também tenha uma temática pós-apocalíptica, tal como o Last of Us, e uma jogabilidade que ainda lembra um pouco os outros jogos da Naughty Dog, o jogo se diferencia por ter uma ação muito mais rápida, ter um mundo aberto, e elementos novos de jogabilidade, como a possibilidade de dirigir uma moto (que já estava disponível na demo). Outro diferencial é a quantidade de zumbis na tela: em um determinado trecho, uma quantidade absurda de zumbis começaram a correr atrás do meu personagem, o que me lembrou - pelo menos naquele trecho - o remake do filme Madrugada dos Mortos. A narrativa do jogo segue o estilo dos outros lançamentos da Naughty Dog, e embora não tenha visto detalhes do enredo, pelo histórico dos títulos, acho que podemos esperar coisa boa! Agora é só esperar!
Dreams: Dreams me surpreendeu positivamente logo de cara, com possibilidade de jogar single ou multiplayer, a demo disponibilizava alguns minigames bem diferentes entre si. E é aí que está a sacada, Dreams é um jogo de criação, onde os players dão asas a sua imaginação para criar cenários, editar objetos pré-construídos para elaboração de suas próprias aventuras. Infelizmente não ficou claro como isso será realizado, pois a demo só contava com os minigames pré-definidos, mas já deixei na minha listinha para ficar de olho. O jogo ainda não tem data de lançamento, mas está previsto para 2019
Devil May Cry 5 - O jogo de ação é a continuação de DmC 2, na demo jogamos o tutorial e já deu para sentir a tensão: hordas de demônios + ataques rápidos e repentinos para todos os lados, o personagem Nero e seu potente braço mecânico são super ágeis, até mesmo para mim que sempre me desespero quando vejo uma horda vindo atrás de mim! Os gráficos estão lindíssimos e o cenário bem soturno já tá uma prévia do que está por vir! DMC 5 será lançado em 08 de março de 2019.
Kingdom Hearts 3 - O jogo mais aguardado por mim! Foram disponibilizadas duas demos, uma com a participação da turma de Toy Story e outra com uma cena de Sora enfrentando um Golem, joguei essa última, mas assisti as duas! A jogabilidade do jogo se mantêm bem parecida com os primeiros jogos, mas muito mais fluída e responsiva, os gráficos estão lindíssimos, a imersão parece que está ainda maior, nos sentimos dentro de um filme Disney com um facilidade. A demo do Golem me mostra que a interação com o cenário foi aperfeiçoada, é preciso escalar uma parede e desviar de rochas que estão despencando, cada desvio provoca alterações nos ângulos da câmera e aumenta ainda mais imersão. A trilha sonora está linda e dá vontade de jogar por horas a fio. Os fãs da saga do menino Sora e sua keyblade não perdem por esperar, às expectativas estão altíssimas!! O lançamento está previsto para Janeiro de 2019. #SÓVEM.
Megaman 11 - Mais um clássico para os mais nostálgicos e apresentar para os mais novos, o famoso jogo de plataforma está brinca com a ideia de “clássico moderno”, trazendo elementos já familiares dos primeiros jogos, mas com um gráfico limpo e bonito. Com a jogabilidade super intuitiva mesmo quem não conhece os anteriores se adapta bem na demo. Composto por 8 fases de diferentes dificuldades os chefes e subchefes dão um trabalho para derrotá-los, tornando tudo ainda mais divertido. Megaman 11 já está disponível para jogar!
Mônica e a Guarda dos Coelhos: O jogo dividiu opiniões aqui na equipe, eu particularmente achei ok, não é incrível, mas é para um público infantil e pode ser jogado sozinho ou em até 4 players. A jogabilidade é simples e o objetivo é reunir os personagens da turminha e defender o castelo da invasão dos inimigos com tiros de Sansão-canhão. É um jogo para entreter as crianças, mas não sei por quanto tempo. O lançamento, sem data, mas será ainda este ano!
Pro Evolution Soccer (PES) 2019: Apesar de amar assistir e jogar futebol (eu, Denise xD), definitivamente não sou fã de games da temática, sou um verdadeiro DESASTRE, não controlo os jogadores, eles não me obedecem, vou jogar para desestressar e acabo me estressando mais. MAS, surpreendentemente, fui muito bem no PES 2019 e até GANHEI do meu namorado no amistoso (2x0)! Seja por falta de habilidade dele, sorte minha ou uma alguma incrível jogabilidade-extra para noobs saí muito feliz da estação. PS.: Marquei um GOL DE CABEÇAAAAA! Foi daora! PES ‘19, já está disponível nas principais plataformas desde agosto!
Resident Evil 2 - O remake do clássico está a solta e lindíssimo! Ele continua me fazendo querer jogar o controle e sair correndo - só que agora o susto será em FullHD. Na demo era possível jogar com o Leon ou com a Claire. Eu joguei com a Claire, ela está dentro da Delegacia de Raccon City, tudo muito escuro e silencioso, você com pouca munição e um com inimigo a espreita. Momentos de tensão e munição fracionada nos aguardam, caros amigos. E muitos sustos para mim. R.E 2 está previsto para 25 de janeiro de 2019.
Sekiro - Shadows Die Twice: Da FromSoftware, mesmos desenvolvedores de Dark Souls e Bloodbourne, estava disponível na BGS o jogo Sekiro: Shadows Die Twice. No jogo, você encarna o papel de um personagem com um braço protético, que permite usar uma espécie de gancho para se pendurar em diversas partes do cenário. A jogabilidade lembra uma mistura do jogo Tenchu - também da desenvolvedora, que fez sucesso no primeiro Playstation - com um combate que lembra a série Souls. A mecânica de pulo está diferente dos jogos da série Souls - agora o personagem está muito mais "leve", e o controle do pulo é bem maior - e isso também vai proporcionar uma jogabilidade um tanto diferente. No geral,
a demo me agradou bastante e acho que será um dos jogos de sucesso de 2019!
Spyro Reignited Trilogy: Spyro ficou uma graça! No gameplay era possível passear por um castelo, cuspir fogo em baús e ovelhas e conversar com alguns dragões, mas foi o suficiente para aumentar ainda mais a vontade de adquirir a trilogía remasterizada de Spyro the Dragon, Spyro 2: Ripto’s Rage! e Spyro: Yar of the Dragon. Lançamento dia 13 de novembro para XBOX One e Playstation 4.
Ori and the Will of the Wisps: continuação de Ori and the Blind Florest, fiquei muito surpresa (e feliz!) em ver o título disponível para teste na BGS. Na demo apresentada percorri um caminho cheio de espinhos em um cenário desértico e pude testar uma nova habilidade de Ori. O novo jogo está visualmente muito bonito e promete ser mais desafiador. Sabe-se que será lançado em 2019, mas ainda sem data definida.
Coletiva de Imprensa com Marcelo Tavares
No domingo, 14, Marcelo Tavares, criador e organizador da BGS, recepcionou a Imprensa e nos contou um pouco de suas expectativas e do próprio desenvolvimento do evento. O crescimento exponencial do mercado de games no Brasil foi uma das temáticas principais, este crescimento foi o que proporcionou o retorno da Nintendo a BGS 2018, a tradicional empresa não participava desde 2012, e, consequentemente, afetou o número de patrocinadores que aumentou para 320. O número de convidados internacionais dobrou em relação ao ano passado. Nesta 11ª foram mais de 250 lançamentos entre produtos, jogos e PCs gamers.
A preocupação com a qualidade do evento foi constantemente abordada, mostrando que a BGS está muito preocupada com o conforto e usufruto dos fãs de games em todas as suas vertentes, sejam eles de consoles, PCs ou mobile e pretendem investir cada vez mais nestes nichos, para que o visitante tenha uma experiência completa e positiva. Para o nicho mobile a intenção é dar mais visibilidade ao setor na próxima edição.
O aumento do público feminino também foi discutido e os organizadores já vem analisando formas de dar mais visibilidade às desenvolvedoras, produtoras e as próprias gamers (e isso inclui os campeonatos com ligas femininas! aeeww). De uma forma geral, a BGS se mantém bastante inclusiva, seja pelo quadro de mulheres trabalhando na organização, seja também pelo seu quadro de staffs de pessoas com deficiência. Como sempre mencionamos, representatividade importa sim e a BGS está aí para provar.
Marcelo ainda assinala a importância e relevância dos campeonatos para a visibilidade e crescimento do evento. Os jogos DOTA 2, Country Strike e Free Fire são alguns que utilizaram da BGS para reunir suas equipes e realizar alguma etapa dos campeonatos nacionais.
Durante toda a sua fala Marcelo deixa claro que a qualidade do evento é tão importante quanto o crescimento do mesmo. Assinalando que a experiência dos fãs de games é tão importante quanto o retorno financeiro do evento e que todos da equipe estão em constante análise para melhorar cada vez mais a Brasil Game Show.
Post colaborativo feito pela Denise e Thalita, além reviews de Days Gone e Sekiro do Fredy.
Comentários