Resenha ~ Guia das Séries - Priscila Harumi & Vana Medeiros



Basta ler minha assinatura aqui no blog para saber que eu sou muito um pouquinho viciada em séries. Assim, imaginem meu surto a minha alegria quando a nossa editora parceira, a Generale, nos enviou essa preciosidade: Guia das Séries. Desnecessário dizer que o devorei mais rápido que pipoca.

♪ ♫ ♩ I'll be there for you ♪ ♫ ♩

Como toda boa garota dos anos 90, adentrei o caminho das séries sem ainda entender aonde ele me levaria, através de clássicos do SBT como “Blossom”, “Um maluco no pedaço”, “Eu a patroa e as crianças” e até alguns episódios esparços de “Friends”. Nessa época, não existia “maratonar” e eu jamais imaginava que um dia consideraria que os melhores dezenove reais do meu salário seriam gastos na Netflix (aliás, que bruxo poderia prever esse sonho?). Assim, lá pela minha adolescência eu realmente assumi minha paixão por seriados e hoje em dia preciso de um aplicativo para manter o controle do que estou vendo e onde parei em cada temporada.

Friends e TBBT são duas de minhas sitcoms prediletas. Agora só falta a Funko lançar HIMYM! <3

Dessa maneira, somente a temática do livro já foi o suficiente para me roubar um enorme sorriso de alegria infantil, que aumentou quando comecei a folhear a linda edição. O livro teve como base pesquisa feita até 2014, resultando na apresentação de 100 séries escolhidas pelas autoras como as de maior impacto na televisão mundial e, em alguns casos, brasileira por se tratarem de séries americanas que curiosamente acabaram fazendo mais sucesso aqui do que por lá mesmo.

Cada série é apresentada com uma ficha técnica resumida contendo o nome original da série e o de exibição no Brasil, quantidade de temporadas e episódios, período de exibição, criadores, elenco, canais de exibição e música tema. Além disso, as autoras fazem uma resenha consisa de cada série, muitas vezes utilizando uma crítica assertiva que surpreende (caso de Breaking Bad, por exemplo) e até mesmo situando a série em seu período e/ou formato de exibição. Mas, para mim, a cereja do bolo é a lista de curiosidades de cada série, que variam de interessantes a extremamente divertidas, algumas beirando o absurdo. Tudo isso com alertas de spoiler ao longo das páginas, para não estragar a surpresa de ninguém.

Moon of my life / My Sun and Stars


Outro diferencial são os curtos capítulos que, de maneira bem didática, esclarecem o mundo dos seriados para os viciados de diferentes níveis. Desde de a produção, o episódio piloto, gravações, passando pelo processo de dublagem, legendagem, distribuição, tudo é esclarecido e ainda acompanha um glossário dos termos, muitas vezes em inglês, que costumam ser corriqueiros para veteranos (como hiatus, midseason, shippers, etc.), mas que ainda causam confusão em algumas pessoas.




Eu realmente adorei o livro e não poderia pedir mais. Aliás, poderia sim: Que já encomendem a continuação. Afinal, muitas séries ainda acabaram ficando de fora, especialmente se levarmos em conta que a pesquisa foi até 2014. Se, por exemplo, considerarmos somente a absurda expansão da Netflix com suas produções próprias no ano passado, só Demolidor, Jessica Jones, Narcos e Sense8 davam um livro exageraaaaada detectada. Além disso, temos ainda tantos outros sucessos absolutos de público que já merecem seu lugar ao sol, como How to Get Away With Murder minha série querida das tretas por exemplo. Mas enquanto meu esperançoso pedido não é atendido, vale ressaltar que esse é um livro para fãs  e espero que, como a mim, ele supere suas expectativas. Spoiler alert: Difícil depois de ler é a vontade de começar um monte de séries que você sabe que não tem tempo suficiente para ver alguém me traga um vira-tempo.


20 comentários:

  1. Oi, Jack! Que livro maravilhoso! Também sou viciada em séries nesse nível aí, de precisar de um aplicativo para organizar o que já foi vito e o que falta ver (no meu caso, site; uso o Orangotag). Livro para amantes de série mesmo. Já quero o meu!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Séries são tudo de bom! Eu uso o app TvShow Time, ai vou dando baixa conforme vejo senão esqueço aushusa
      O livro está demais mesmo, não vai se arrepender.

      Bjs

      Excluir
  2. Oi Jack! Caramba, eu nem sonhava com a existência desse livro, adorei hahahaha.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, ele foi uma surpresa muito grata lá em casa! *----*
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Jack!
    Eu necessito desse livro na minha vida *o*
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, vai funfo que você não vai se arrepender. Gostei demais dele!

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Jack!

    Eu também adoro séries. Adorei a resenha.
    Adorei que gostamos das mesmas rsrs
    Beijos

    https://tear-de-informacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi JAck, simplesmente amei, Preciso desse livro. Pela imagem o sumário é bem feito, agora imagina o resto. !!!:D
    Linda, indiquei o blog de vocês, para responder a TAG: De tudo um pouco, se vocês aceitar responder, vou deixar o link pra está conferindo as perguntas , tá. beijão

    http://www.indicarlivros.com/2016/05/tag-de-tudo-um-pouco.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bom?
      Esse livro é realmente muito bem feito. Adorei ele por completo.
      Quanto a tag, muito obrigada pelo convite, porém só respondemos tags ligadas a temática literária/fantástica/geek do blog. Mas ficamos lisonjeadas pelo convite, obrigada.
      Beijos.

      Excluir
  6. Olá!
    Que legal esse livro. Achei bacana esse guia. Nos faz conhecer novas séries e nos dá a oportunidade de nos apaixonarmos.
    Amei a sua resenha e espero que tenha uma continuação.
    Bejos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna. Obrigada pela visita. Eu gostei muito do livro e realmente fiquei morrendo de vontade de ver várias séries que ainda não vi. Estou torcendo por um volume 2.
      Bjs

      Excluir
  7. Oi Jack,
    QUE LIVRO INCRÍVEL.
    Preciso de um!!! Iria me ajudar muito a organizar tudo o que eu quero ver por ordem de prioridade, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, o livro é realmente incrível. Muito direto e assertivo. Gostei demais e agora quero ver um monte de séries que ainda não vi rsrs.
      Bjs

      Excluir
  8. Linda edição Jack!
    Também curto séries, em especial Supernatural <3 <3 Ela está no seu livro, né?? Imperdoável se não estiver. hahaha
    Estou morrendo com o final dessa temporada, falta um episódio para acabar e eu não sei se vou conseguir esperar!!! hahahaha
    Beijo
    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina. Claro que tem Supernatural! A Denise é uma super mega master fã da série também.
      Esses cliffhangers são de matar, né?
      Bjs

      Excluir
  9. Esse livro deve ser super bom mesmo uheuehuheuheuhe Mas com ele eu aposto que ficaria triste em conhecer tantas séries boas e não ter tempo para ve-las.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, você bem definiu minha sensação com o livro. Quero ver tudo e não tenho tempo, o que é bem triste. Trabalho dos sonhos: Aquela galera que a netflix paga pra ver série e fazer tag rsrsr
      Abs

      Excluir
  10. Oiii
    Eu amooo séries e amoo esses guias também. Sempre compro revistas com curiosidades. Adorei esse guia,mesmo de 2014 tem muito conteúdo bom aí.
    Menina do céu,é tanta série que as vezes não consigo acompanhar!
    Bjuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fale, preciso ser contratada pela Netflix pra ver tv rsrsrs
      Esse livro é muito legal mesmo, a editora me fez muito muito feliz com essa edição <3
      Obrigada pela visita e desculpa a demora em responder.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.