Monument Valley

Do mesmo designer responsável por Florence, Monument Valley é uma curta e desafiadora aventura de esplendor visual que encanta do princípio ao fim.


Ganhador do BAFTA Games Award 2015, desenvolvido e publicado pelo estúdio independente Ustwo, Monument Valley é um jogo de quebra-cabeça no qual o jogador controla uma princesa através de labirintos feitos de ilusões de ótica e paradoxos, interagindo com o ambiente em busca de passagens secretas e saídas.


O roteiro é bastante simples, mas como o próprio jogo bem fofo. Por mais que a história em si seja talvez a parte menos impressionante de Monument Valley, ainda assim agrada bastante e trabalha bem em conjunto com os maiores acertos da produção: Jogabilidade, trilha sonora e design, este último sendo indiscutivelmente o ápice do jogo. 

A trilha sonora é belíssima, envolvente, delicada e precisa, capaz de realmente marcar um tom misterioso e envolvente de maneira muito graciosa, fazendo da experiência de jogar muito mais imersiva, um dos muitos méritos do jogo.

A jogabilidade é super intuitiva e muito bem pensada, funciona perfeitamente em todas as situações e a forma mais fácil que achei pra defini-la é que é “gostosinha de jogar”, realmente parte fundamental daquilo que faz desse jogo um dos queridinhos para celular. Os puzzles vão ficando cada vez mais complexos e são desafiadores de forma muito satisfatória, é uma delícia desvendar cada novo mistério. Uma coisa muito legal sobre Monument Valley é que ele é super jogável com uma única mão, o que faz dele uma ótima aposta para usuários de transportes públicos lotados, como essa que vos fala.


Mas vamos ao que importa, aquilo que realmente salta aos olhos. Visualmente, Monument Valley é absolutamente deslumbrante! Simples a princípio, o jogo vai se revelando brilhantemente intricado através da criação de labirintos geniais com ilusões de óticas surpreendentes e belíssimas. É realmente de tirar o fôlego. Eu devo ter passado muita vergonha, sendo pega distraída de queixo caído jogando no metrô, porque é impossível ficar impassível diante suntuosidade que, aos poucos, é revelada em cada estrutura conforme você avança ao longo de cada uma das dez fases. Mais do que um jogo, Monument Valley é uma verdadeira obra de arte criada com minuciosidade.


Não sei vocês, mas eu e meus amigos tendemos a ser mais indulgentes na compras de jogos pra console e um tanto quanto mais “mão-de-vaca” no que diz respeito a gastar com jogos para celular. Se esse for o seu caso, vai achar que um ponto negativo do jogo é ele não ser gratuito. Não vou mentir que isso me causou uma certa dúvida muquirana a princípio, felizmente sendo vencida pelas críticas e pelo fato de eu amar Florence, tendo ficado curiosa com o trabalho anterior de Ken Wong. Mas aviso de antemão que ele vale bem mais que cada um dos centavos dos R$ 12,99 que compõe o preço cheio do app e, ao final, libera um complemento de jogo gratuito e a possibilidade de aquisição de um outro pago para os fãs convertidos.

Merecidamente aclamado por ambos, crítica e público, Monument Valley é um jogo brilhante, surpreendente e absolutamente encantador que merece cada um dos muitos elogios recebidos desde seu lançamento. Uma experiência deliciosa, desafiadora e muito satisfatória que acabou por cativar corações aqui na nossa equipe.

Disponível para: iOS e Android.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.