Universos Afins - Rainbow Rowell

Essa semana temos mais um Star Wars Day (May The 4th Be With You) e, por isso, resolvi trazer para vocês uma obra bem curtinha da Rainbow Rowell que me fez voltar um pouquinho no tempo e agradecer por ser fã da maior saga da Cultura Pop.


“Universos Afins” é a história de Elena, uma jovem de 18 anos que, sendo muito fã de Star Wars, resolve passar a semana - sim, a semana - na fila do cinema, aguardando a estreia do sétimo episódio da franquia, “O Despertar da Força”. Claro que ela sabe que poderia comprar os ingressos on-line - o que é apontado incansavelmente por muitos - , mas seu intuito é ter a oportunidade de compartilhar esse momento histórico com outras pessoas que realmente entendam seu fanatismo pela saga e o que aquele momento significa para ela e para todos os outros fãs: a espera de uma vida inteira.

Em inglês, o nome do livro é “Kindred Spirits”, uma expressão para definir duas ou mais pessoas que desenvolvem uma conexão especial e compartilham uma ligação através de uma experiência ou interesses afins. Não canso de falar que quase todos os meus amigos mais próximos eu devo de uma forma ou de outra à ficção, mas nesse caso vou além e ser ainda mais específica ao dizer que alguns deles eu literalmente conheci negociando colecionáveis de Star Wars e hoje em dia, além de maratonarmos juntos todas as infindáveis horas de filmes da franquia com direito a final de semana temático, atendemos tanto a pré-estreias durante a madrugada quanto frenquentamos eventos como cursos e convenções para debater e celebrar essa saga que une tantos fãs há mais de quatro décadas. 

Meus "Kindred Spirits" que a Força uniu ♥
Então, mesmo eu não tendo chegado ao limite de acampar no meio da rua por Star Wars, sim eu me identifiquei completamente com “Universos Afins” e li cada página com um sorriso no rosto lembrando dos meus amigos. A sensação que é a véspera de uma estreia de Star Wars, mas mais ainda como foi a DAQUELA estreia de Star Wars, é algo que alguém que não seja insanamente fã jamais conseguirá entender e é algo surreal, mais ainda quando compartilhado. “Universos Afins” me fez reviver o arrepio do letreiro subindo ao som de aplausos frenéticos na madrugada histórica em que Star Wars voltou aos cinemas, um momento que jamais esquecerei.

Como fã de Star Wars é impossível não se identificar com esse conto em vários momentos, seja nas amizades, nas listas, nas memórias, ou até se você já foi julgado por ser fã ou mesmo sofreu algum tipo de preconceito, tanto por parte de quem não entende sua fixação quanto por outros fãs da saga.

Divertido e de uma leitura gostosa e tranquila - a menos que você viva embaixo de uma pedra e não esteja nem um pouco familiarizado com Star Wars, nesse caso pode ser uma leitura complicada e muito possivelmente não tão agradável quanto a minha - , “Universos Afins” é Rowell novamente acertando em cheio em duas temáticas que ela domina: pertencimento e universo geek. Como em Fangirl, a autora mais uma vez demonstra que entende o que é ser fã, mas fã de verdade de ficção e nesse conto de menos de cem páginas entrega uma encantadora história geek recheada com personagens cativantes que poderiam facilmente ser um dos nossos amigos.

“If you broke Elena's heart, Star Wars would spill out. This was a holy day for her - it was a cosmic event. This was her planets lining up. (Tatooine, Coruscant, Hoth.)”
Tradução Livre:
"Se você quebrasse o coração de Elena, Star Wars seria derramado. Esse era um dia sagrado para ela - era um evento cósmico. Isso era seus planetas se alinhando. (Tatooine, Coruscant, Hoth.)"


Nota: 4,0/5 ★
O livro no Skoob: Universos Afins

4 comentários:

  1. Boa noite Jacqueline,

    Não conhecia esse livro e achei bem interessante, ainda não li nada de Star Wars mas tenho dois livros aqui na minha lista de espera, vamos ver se esse ano eu leio....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marco.
      Esse é mais sobre fãs de SW, mas tem muitos livros de SW que são ótimos. Alguns eu resenhei aqui, sou particularmente fã da trilogia Thrawn.
      Abs

      Excluir
  2. Oi Jack, eu adoro uma leitura leve e divertida! E só li um livro da autora, com um tema bem diferente, mas adorei! Adoro uma protagonista nerd <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi. A escrita dela é uma delicinha, né?
      Protagonistas nerds são quase sempre uns queridos logo de cara <3
      Bjs

      Excluir

Tecnologia do Blogger.