Resenha ~ Orgulho e Preconceito - Jane Austen



É uma verdade universalmente conhecida que esse livro é um daqueles cujos quais eu sou suspeita para falar, mas mesmo assim - ou provavelmente por isso mesmo - aqui estamos nós o/. Sim, chegou a hora de falarmos do queridinho das garotas nos últimos duzentos anos - não, não é o Mr. Darcy apenas (Aaaaah o Mr. Darcy (͡ ° ͜ʖ ͡ °) ) -, mas Orgulho e Preconceito. A verdade é que no fundo eu também sou uma romântica irreparável, além de grande apreciadora de um bom senso de humor - adepta assumida do bom e velho sarcasmo -, o que claramente explica minha paixão por esse livro.




Jane Austen escrevia do ponto de vista de uma mulher, utilizando-se da ironia para criticar práticas sociais da época, como casamento e dinheiro – e a frequente relação entre um e outro. Então esse livro vai muito além da linda história de amor que muitas pessoas conhecem através do filme com a Keira Knightley e o Matthew Macfadyen – que em minha opinião é uma adaptação incrível, tanto quanto a famosa série da BBC com o Colin Firth. É além de tudo um livro divertido que me arrancou muito mais gargalhadas do que suspiros com seus diálogos afiados e muita reflexão sobre as falhas do caráter humano.


Os personagens muito bem construídos são extremamente cativantes. É impossível não se afeiçoar por Jane Bennet e Mr. Bingley, ambos com sua natureza calma e corações bondosos, ao mesmo tempo que algumas de suas irmãs merecem não mais do que pena e, mais frequentemente do que me agrada admitir, desprezo e irritação Lídia maldita. Mr. e Mrs. Bennet são sempre motivo de diversão e Mr. Collins, então, uma piada completa.


Mas é a complexidade do orgulhoso Mr. Darcy, dono de um enorme coração e generosidade dificilmente enxergados além de um charme sem igual, um dos motivos que o tornam um personagem tão adorado ao longo dos últimos séculos e um dos meus favoritos. Ser erroneamente interpretado por sério e arrogante quando se é, na realidade, tímido e pouco habilidoso socialmente com pessoas com as quais não tem intimidade... eu posso entender bem isso, bem até demais, infelizmente. Fora isso...












Como não se apaixonar? ;P


OMG Recomponha-se Jack


Mas Lizzie Bennet é um show à parte. A heroína forte, inteligente, divertida, leal e cativante é responsável por diálogos sagazes e comentários bem humorados, que muitas vezes nos escondem inclusive sua real opinião. Além da leitura e caminhada, a observação é seu hobby predileto e uma habilidade da qual orgulha-se profundamente e considera-se particularmente talentosa em ler o caráter das pessoas. Para alguém que orgulha-se tanto de sua capacidade intelectual é absolutamente custoso perceber e admitir que não está sempre certa e abraçar o constrangimento resultante de seus atos preconceituosos é um remédio um tanto amargo. Novamente, alguma empatia aqui ladies? Certamente.

  Linda edição da Thalita até o dia em que eu roubá-la

 Parte da coleção da minha amiga Nadja "Maior Fã Ever" Brito

Minha edição predileta, presente da ¨Maior Fã Ever"



Apesar de alguns raros loucos insensíveis considerarem a obra superestimada, acredito firmemente que um livro não permanece de maneira tão evidente e por tanto tempo entre os maiores da literatura inglesa, incitando inúmeros debates dos mais variados níveis, sem ter seus méritos – e sendo bem parcial aqui, são muitos. E particularmente, apesar de não ser considerado tecnicamente romântico, Orgulho e Preconceito é tranquilamente um dos meus romances prediletos.

Não posso fixar a hora ou o local. Isto já foi há muito tempo. Eu já estava no meio e ainda não sabia que tinha começado. - Elizabeth Bennet







Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.