Dias Gigantes - John Allison & Lissa Treiman

“Dias Gigantes” é um dos lançamentos da Editora Devir deste ano que eu estava sondando já há alguns meses e que me surpreendeu bastante. Com uma história leve, divertida e muito cativante, essa é uma HQ bem diferente daquilo que tenho lido ultimamente e que me conquistou rapidinho.


Conheça Susan, Esther e Daisy, três jovens amigas no primeiro ano da faculdade que vão viver uma série de situações com as quais qualquer jovem que já passou pela universidade ou que ainda está cursando vai facilmente se identificar.

McGraw, na minha mente, é o Adam Driver ♥

Quando a gente estuda, especialmente no começo, a proximidade é um fator determinante no nosso ciclo de amizades, ao menos como um ponta pé. É assim que as três jovens mulheres protagonistas dessa história, mesmo não tendo absolutamente nada em comum além de terem seus dormitórios próximos, se tornam amigas inseparáveis. Susan, minha predileta, é irônica, facilmente irritável e a mais feminista das três. Daisy é a fofa; educada em casa, é ingênua e solícita. Já Esther… Ah a Esther, ela é a mais engraçada do trio, a “drama queen” gótica e impulsiva. Mas todas elas são muito mais do que isso e como jovens que são, estão constantemente se descobrindo e reinventando e é um processo divertido de se ver, para mim que já passei dessa fase um tanto nostálgico.


Uma das coisas que mais me chamou atenção nessa HQ é que ela apresenta com tremenda naturalidade algo que, em um mundo machista como o nosso, ainda não é assim tão retratado como deveria: fortes laços de amizade entre mulheres muito diferentes entre si, sem competição e sem julgamento, uma relação baseada em apoio e verdadeira sororidade. Em um determinado momento chega a literalmente fazer piada com o teste de Bechdel. O legal é que tudo isso está na própria essência da HQ e acontece tão naturalmente e é desenvolvido ao longo das páginas de uma maneira bem própria, o que faz parte do charme da história e é, claramente, uma das coisas que mais me cativou.


Eu achei os traços e cores muito fofos e divertidos, eles reforçam com precisão o tom cômico da publicação, pois não se engane, “Dias Gigantes”, apesar de tocar vários assuntos relevantes, é uma comédia e uma comédia das boas, diga-se de passagem, o que fica bem claro desde a primeira página. É possível o leitor sentir uma falta de direção da obra num geral, uma vez que ela não é focada em arcos, o que muitos podem considerar isso um ponto negativo, eu penso que combina com o tom cômico da narrativa, que me lembra bastante uma sitcom - eu certamente maratonaria essa série.

O acabamento da editora é primoroso, a capa apesar de não ser dura tem um agradável “soft touch” com acabamento em verniz e a exuberância de cores e detalhes em todas as superfícies valem o investimento, ainda mais considerando o preço - eu paguei pouco mais de trinta reais.


Abordando amizades, amores, escolhas difíceis, corações partidos, sexualidade, “experimentação química”, sexismo, e muitos outros tópicos da saga de jovens universitárias, “Dias Gigantes” foi um bom escape do tipo de leitura que fiz esse ano, a maioria aqueles dramas que deviam acompanhar lencinhos, e foi de fato um prazer inesperado. Leve, engraçada, charmosa e altamente empoderada de uma maneira inusitada, essa obra me levou de um sorriso bobo a uma gargalhada de um quadro ao outro. Mal posso esperar para ver o que esse trio vai encarar nos próximos volumes.

Nota: 4/5★
Livro no Skoob: Dias Gigantes

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.