ABZÛ

Vamos falar um pouco dessa pequena e maravilhosa pérola que é uma das mais lindas e cativantes experiências visuais dos últimos anos?


Sabe aquela história de não julgar o livro pela capa? Pois bem, vi a belíssima capa desse jogo ali dando sopa na minha Xbox Game Pass, logo após eu ter terminado um jogo que odiei com todas as minhas forças Dear Esther cofcof, então pensei que não tinha literalmente nada mais a perder. E nossa, que sorte foi mergulhar nesse acaso - trocadilho intencional.

O nome vem da combinação de duas palavras sumérias anciãs, AB que significa oceano e ZÛ que significa conhecer. Em ABZÛ você vai desbravar as profundezas de um magnífico oceano de tirar o fôlego - ok, vou tentar pegar leve nos trocadilhos daqui pra frente. Enquanto restaura a vida marinha, você pode explorar as águas livremente em uma jogabilidade deliciosa. Desde criança eu sempre detestei “as fases de água” dos jogos, provavelmente pela ansiedade do afogamento iminente - o que não existe em ABZÛ -, mas também a jogabilidade frequentemente me incomodava de alguma forma, mas aqui é fluida, natural e completamente imersiva.


O jogo te dá uma liberdade que estranhei a princípio, mas muito rapidamente e sem perceber o jogador adere ao ritmo super intuitivo e mal vê o tempo passar nesse possivelmente curto jogo. Digo possivelmente porque dá pra terminar em umas duas horinhas, ou levar várias dependendo do seu nível de curiosidade e disposição pra aproveitar. E como há coisa para aproveitar! São incontáveis espécies marinhas para conhecer e nadar lado a lado, bem como uma vasta referência mitológica para despertar a curiosidade do jogador. Há inclusive pontos de meditação ao longo do jogo, de onde você tem uma visão perfeita do ambiente e das criaturas que ali vivem.


Eu frequentemente falo que vou jogar videogame pra relaxar e acabo por fazer exatamente o oposto, me estressando ainda mais - é só xingo que voa do meu quarto. Foi, então, uma grata surpresa descobrir em ABZÛ a perfeita oportunidade para dar aquela acalmada. Não bastassem as cores deslumbrantes do jogo e as imagens belíssimas, a trilha sonora é fabulosa e tudo isso faz dessa uma experiência delicada e altamente envolvente, que me emocionou tremendamente.


ABZÛ é um jogo sobre a vida e o imenso desconhecido, uma experiência singular que se desenvolve de forma tocante através de um enredo simples a princípio, que dispensa palavras, e que vai se revelando delicado e poderoso ao mesmo tempo. O resultado é encantador e passível de muitas interpretações e questionamentos, o que apenas dá ainda mais vontade de continuar jogando e vendo os debates fóruns mundo afora -  é cada teoria que nossa, faz um jogo ótimo ficar ainda melhor. Sem sombra de dúvidas ABZÛ é um daqueles jogos que surpreendem, aquecem o coração e conquistam o jogador. Eu estou simplesmente apaixonada.

Disponível para:  Xbox One, Playstation 4 e PC



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.