Devaneios da Leitura
Certo dia estava pensando sobre o processo de “criação de um leitor”. O que faz (ou como fazer) alguém se desligar por horas e horas diante de um livro? Se apaixonar pelas histórias e vidas de pessoas ficcionais? Se entregar às viagens de outro? A partir daí comecei a refletir sobre mim mesma, por quê eu leio?
![]() |
E para minha paixão pela leitura: a cor vermelha ♥ |
Cheguei a conclusão que posso listar várias razões: a mamis contadora de histórias, aquela professora da primeira série que elogiou um textinho que criei, ao meu gosto pelo estudo, à Disney xD, a minha imaginação fértil que trabalha a 220v
Me tornei leitora pela curiosidade de saber o que tem dentro daquelas caixinhas cheinhas de letras e recheadas de palavras. Pela curiosidade por aquela história que envolvia tantas páginas. Para saber, e quem sabe adivinhar, o que uma pessoa imaginou e descobrir a razão da criatividade alheia para criar tantos lugares e personagens fantásticos.
Eu leio porque me transporto para um mundo novo - ou não tão novo, conheço lugares que atiçam meu desejo de viajar e aumenta minha lista de destinos a explorar. Para mim, a leitura ratifica um dos clichês mais verdadeiros de todos o de “viajar sem sair do lugar”.
Leio não para fugir da realidade e me isolar num mundo em que só alguns entrarão, leio justamente para agregar, dividir, tentar sanar minhas dúvidas e questionamentos inesgotáveis! Para tornar aquilo que li acessível aos outros, contar… Aí é culpa da mamis! Mas essa é uma história para uma próxima Crônica.
Leio para me encontrar, me identificar nas palavras de outros. Me encantar e preencher meu mundo com outras cores com toques de fantasia, suspense, terror, romance, ficção, autoajuda, cultura! Porque é assim que minha leitura funciona, matando as minhas curiosidades e atiçando a dos outros! ♥
É por isso que eu leio. E você? O que te faz leitor?
Ler é sonhar pelas mãos de outrem. ~ Fernando Pessoa
Comentários