Resenha ~ HQ Star Wars: Império Despedaçado - Greg Rucka, Marco Checchetto e Phil Noto


Hoje vamos falar de mais uma minisérie de história em quadrinhos que compõe o novo canon de Star Wars. No Brasil, os quatro capítulos foram reunidos numa linda edição capa dura e publicados pela Editora Panini.


“O Império despedaçado” faz parte das públicações classificadas como “Jornada para Star Wars: O Despertar da Força”, o que significa que a história se passa entre os episódios VI e VII. A HQ retoma a história exatamente no final de O Retorno de Jedi e cobrem os eventos da curta comemoração após a destruição da Estrela da Morte II, bem como a clara certeza que a Guerra não acabou ainda.
Só vi lindezas <3

Com uma capa como essa, você pode ser levado ao engano de acreditar que a história foca no nossos rebeldes prediletos… Calma, Luke & Cia aparecem todos, mas não são bem o foco principal. Essa minissérie ficou famosa por nos apresentar os pais de nada mais nada menos que o piloto mais habilidoso da Resistência. Sim senhoras e senhores, o melhor motivo para se ler essa HQ é conhecer os pais de Poe Dameron, Tenente Shara Bey e Sargento Kas Dameron, heróis que tiveram papel importante na destruição da Estrela da Morte II. Ah... Lembram da mencionada “curta comemoração”? Alguns fizeram seu tempo valer, se é que me entendem. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

( ͡° ͜ʖ ͡°)

Dito isso, precisamos falar de Shara Bey. Se tem uma coisa boa no novo cânone de Star Wars é a nova onda de personagens femininas badass e Shara Bey certamente preenche a lista de requisitos. Uma pilota talentosa e ousada a ponto de impressionar Luke Skywalker e Leia Organa, militar destemita e devotada à causa. Shara Bey é uma personagem que faz uma breve aparição no Universo Expandido, mas que deixa uma marca. #GirlPower


Outro ponto interessante da HQ é mostrar Princesa Leia em campo e, eu sendo uma fã declarada da personagem, sempre aprecio esses momentos. Leia se une a Shara Bey numa missão quase suicida, que nos dá a oportunidade de testemunhar a ousadia e devoção de ambas à causa. Como bônus temos um breve vislumbre da sensibilidade da alderaniana à Força. #GirlPower2


Com essa HQ temos dimensão da exaustão dos rebeldes, bem como seu alívio com o que pensam ser o final da Guerra. Vemos a esperança preencher seus olhos com uma ousadia jamais permitida, tanto como vemos a sua luta num momento cheio de incertezas. Shara Bey e Kas Dameron mostram como Star Wars é na verdade uma história sobre pessoas e faz isso de forma convincente.




Em resumo, a breve história canônica é divertida, tocante e interessante, além de uma bela adição à coleção de qualquer fã. Nela revemos nossos velhos amigos e fazemos novos, algumas lacunas são preenchidas e deixa espaço para novos questionamentos. Espero que gostem também. Que a Força esteja com vocês.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.