Resenha ~ Saga "Os Heróis do Olimpo" - Rick Riordan



Com “Percy Jackson e os Olimpianos” -> resenha aqui <-, Rick Riordan deixou uma boa impressão na nossa equipe e nós, como boas filhas de Atena, não poderíamos deixar de nos interessar por mais uma saga com nossos heróis queridos. Composta por cinco livros, a saga “Os Heróis do Olimpo”, segue a ordem “Herói Perdido” (o mais fraco da saga), “O Filho de Netuno”, “A Marca de Atena” (meu predileto, dããã), “Sangue do Olimpo” e “A Casa de Hades”; e volta com toda a treta, sagacidade e bom humor que os fãs aprenderam a amar.


<3

Ninguém que tenha lido Riordan vai discordar que o cara tem uma fórmula, entretanto é uma fórmula que funciona os números não nos deixam mentir. Então vemos novamente uma saga inteligente e divertida que mistura mitologia de maneira empolgante para criar uma série de livros de fantasia cheia de ação e que é certa de conquistar novamente o coração de jovens leitores ou de leitores de jovem coração <3

Como sempre, capas lindas 
Como sempre, capas lindas ²


Ok, Jack… Então é tudo a mesma coisa? Sim e não, amigos. Claro, que a leitura será altamente familiar com batalhas e ciladas épicas, muitas escapadas por um triz numa mistura de muito talento com uma sorte maior ainda. Entretanto, se você já começa a leitura louco para rever nosso grande amigo Percy Jackson vai surpreender-se que dessa vez ele não é mais o foco central da história, apesar de sempre ter um papel extraordinariamente grande num plano maior. Então o reencontro da nossa dupla predileta é adiado de forma um tanto sádica pelo autor, mas esteja certo de que valerá a pena. Então, ao mesmo tempo que temos nossos heróis muito mais maduros e desenvoltos, algo que é lindo de ver, finalmente nessa saga o autor pode explorar melhor o passado de personagens menores porém queridos dos leitores, como Nico Di Angelo, por exemplo.


Essa saga é mais robusta que a primeira, como demonstra os livros grandalhões

Mas quem vive de passado é museu e de certa forma o Rick Riordan também, assim essa saga é repleta de novos personagens que tem todos sua chance de brilhar. Alguns deles vão despertar sua ira, outros sua indiferença, irritação desculpem-me fãs do Jason, muito fraco para ser principal, admiração ou eterno carinho  Hazel e Frank, meus amores <3. A familiar escrita leve, divertida e informal do autor se apresenta dividida pelo ponto de vista de diversos personagens, o que as vezes é interessante e as vezes enfurecedor - os cliffhangers dessa saga estão cruéis, fique avisado. Então, dentro daquele padrão maroto com o qual estamos acostumados, há bastante novidade com a qual lidar.


O brilho da saga, entretanto, reside na introdução da mitologia romana e a maneira inteligente com a qual o autor cria o contraste, tanto da formação militar de cada cultura quanto da personalidade dos deuses. Na escola aprendemos que os deuses romanos são uma versão dos deuses gregos, porém nessa saga é extremamente divertido ver os impactos das suas diferenças de personalidade quando eles teoricamente “são a mesma pessoa”. Como sempre, Riordan encontra saídas sagazes e maneiras simples de modernizar a mitologia, fazendo crescer seu universo ficcional de forma muito eficaz.




Em resumo, se você também amou “Percy Jackson e os Olimpianos” não tem motivos para não gostar de “Os Heróis do Olimpo”, é um exemplo perfeito de um “mais do mesmo” que agrada, cumpre o que promete e consegue sim trazer novidades dentro de um formato consagrado. Novamente foi uma ótima leitura para intercalar com coisas mais pesadas e de quebra matar a saudade de antigos amigos.

Thalita metendo o bedelho: Sempre adiei a leitura de Percy Jackson por não querer começar outra série, por serem muitos livros e blábláblá. Até que no Natal de 2014 a Jack me presenteou com o primeiro volume da saga anterior (obrigada amiga!) e me apaixonei! Adorei ver os personagens agora mais velhos e maduros e principalmente o intercâmbio entre a mitologia grega e romana. Como citado, meu querido Nico Di Angelo tem maior destaque aqui e foi responsável por um dos meus maiores surtos literários dos últimos tempos. Em dado momento o personagem visita Portugal, mais especificamente a Capela dos Ossos na cidade de Evora. Além da passagem por si só ser excelente estive lá a cinco anos (saudades <3) e pirei loucamente quando consegui visualizar tudo o que foi descrito. A batalha final me decepcionou um pouco mas ela por si só não tira o brilho de toda a saga. Espero que um dia tio Rick escreva outra saga com os personagens ainda mais velhos. E que venham agora os deuses nórdicos!


16 comentários:

  1. SIIIIIIIIIM, HAZEL E FRANK SÃO UNS LINDOS. Eu gosto do Nico também, pasme! HAHAHAH
    ainda não li O Sangue do Olimpo infelizmente (comprei A casa de Hades duas vezes porque sou muito inteligente HAHAHA), mas quero muito!

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprar livros ou Hqs repetidas... Quem nunca? rsrsrs
      Hazel e Frank são puro amor <3
      Quando terminar, fala para gente o que achou, Hellz.
      Bjs

      Excluir
  2. Oi, Jack!
    Mulher, me abraça! Amei sua resenha!
    O meu favorito é A Casa de Hades.
    Já conferiu o livro de Apolo? Eu estou super ansiosa.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro a Casa de Hades, mas é que sou muito fã da Annabeth <3
      Ainda não conferi, mas aposto que deve ser divertido, acho o Apolo hilário.
      bjs

      Excluir
  3. Olá Jack!
    Devo dizer que adoro mitologia grega, mas acredita que nunca li nenhum desses livros?? Para não falar que não li nada do autor, li Percy Jackson e o Ladrão de Raios, livro que achei muuuuuuito legal, mas por motivos que eu não faço a menor ideia, não quis continuar a saga.
    Mas adorei sua resenha, acho legal quando os autores criam novas sagas focadas em outros personagens, mas ainda podemos ver um pouco dos protagonistas anteriores! Não dá aquela sensação de que a saga anterior realmente acabou e partimos para algo completamente novo, diferente, entende?

    Beijos
    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Marina. Tudo bem?
      Você definiu completamente, a gente mata a saudade de novos amigos, mas tem algo novo. Gosto muito dessa sensação e o Rick Riordan fez isso muito bem.
      Quando tiver um tempinho, continua a saga. Eu fui intercalando leituras e PJ era um escape legal.
      Bjs

      Excluir
  4. Oi Jack,
    Adorei sua resenha, Rick Riordan escreve muito bem e sou muito fã dos livros dele. Ainda não li esta saga, mas já entrou para minha lista de favoritos. Thalita, também gostaria de ler os livros com os personagens mais velhos, acho que seria bem interessante.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  5. Percy Jackson está parado na estante. A resenha me fez querer ler logo hahahaha bjos

    http://blogliterariodois.blogspot.com.br/2016/07/entrevista-luana-barros.html#comment-form

    ResponderExcluir
  6. Oi Jack,
    Eu só li a saga inicial do Percy Jackson, mas a literatura do Rick não me atraiu tanto para continuar outra saga.
    Gosto de mitologia, porém não foi algo que fluiu para mim, infelizmente.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra. Que pena que não curtiu muito. Eu gosto bastante, é pra mim uma distração que entretém. Bjs

      Excluir
  7. Oláá! Que fotos lindas moça! Adoro Percy Jackson e algumas outras séries do tio Rick. Quando comecei O Herói Perdido fiquei receosa porque sim, ele é chato e no começo não gostei dos personagens, terminei ele morrendo de tédio, digamos assim. Mas, quando comecei o segundo volume, menina eu engoli todo o resto da série. Sofri pacas porque quando terminei o quarto, Sangue do Olimpo ainda não tinha sido lançado, meu deus, que aflição e quando consegui li em menos de dois dias, porque ele é longo e não pude ler em um dia só haha. Adorei a resenha da saga inteira!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa. Tudo bem?
      As fotos lindas foram a Thalita quem tirou ^^
      Você definiu como foi a minha leitura. O primeiro livro foi sofrível, ainda mais porque eu queria ver o Percy e a Annabeth, não o chato do Jason. Mas realmente o segundo já melhora muito <3
      Como havia lido há algum tempo, resolvemos fazer uma resenhona só rsrs.
      Bjs

      Excluir
  8. Respostas
    1. Oi, Jana. Obrigada pela visita. Espero que goste quando ler a saga.
      Bjs

      Excluir
  9. Sério, depois da sua resenha vou tentar encarar esses livros. Esse gênero não é o meu forte, não gosto muito de nada parecido, talvez até por isso que nunca li HP. Parabéns pela resenha.
    Beijos.
    http://www.livrofilia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Se você não curte fantasia, talvez não vá gostar muito. Mas dá pra começar e decidir né?
      Sobre HP... HP é vida aushuhaus
      Obrigada pela visita.
      Bjs

      Excluir

Tecnologia do Blogger.