Trilogia Jogos Vorazes - Suzanne Collins


No natal do ano passado ganhei o box da trilogia Jogos Vorazes e estipulei como meta ler os 3 livros antes de assistir ao último filme! E como boa brasileira… Deixei tudo para a última hora, mas cumpri pelo menos essa resolução de ano novo!! \o/
Cá estou, para resenhar os 3 livros, sem spoilers como sempre e de alguma forma sintetizar o que achei da temática do livro.
Essas capas são tãooo lindas!! *-*

A trilogia é sobre Panem não sua louca, é sobre a Katniss… Calma, galera, calma, no final eu explico! hahaha, o que restou de nosso mundo após tantas destruições provocadas por nós, humanos. É um mundo pós-apocalítico composto por 12 distritos ativos + 1 distrito inativo o 13, sempre o 13 + a Capital, como presidente temos o sr. Snow, homem poderoso, perigoso, controlador e ditador. Cada distrito possui uma ocupação para manter a Capital, por exemplo: o 11 é o distrito da agricultura, o 8 da tecelagem, o 4 da pesca, o 3 da tecnologia e assim por diante.

Há muito tempo atrás houve uma rebelião dos 13 distritos contra a Capital, chamado de “Dias Escuros”. A infelicidade, os trabalhos forçados e a precariedade para sobreviver fizeram com que os distritos se unissem, porém a Capital conseguiu reverter a situação e como punição e para relembrar ano após ano quem é que manda em quem... foram criados os Jogos Vorazes, crianças entre 12 a 18 anos, um menino e uma menina, de cada distrito deveriam ser sorteados como tributos e após isso, se juntarem em uma arena para matar ou morrer, até restar somente um sobrevivente, o Vitorioso que de vitorioso não tem nada né?! E o espetáculo deve ser assistido por TODA a Panem oh louco meu!. Matar suas crianças é matar suas esperanças, uma forma de repressão, mostrar e relembrar a culpa para nunca esquecerem o custo de uma rebelião. É assim que os Jogos começam.
Dica: Após cada leitura, reparem nas capas e tentem relacionar o que está na história! :D Veja as curiosidades depois :p
Durante o primeiro livro, Jogos Vorazes, conhecemos Katniss Everdeen, jovem de 16 anos que vive com a mãe, a irmã Prim, uma cabra e o gato que ela odeia, após a morte de seu pai e a debilidade de sua mãe, a moça aprende desde cedo a ter responsabilidade e cuidar de sua família. Ela, como exímia arqueira, e seu amigo Gale, com suas armadilhas, são os sustentos de suas receptivas famílias e de suas vidas… Tudo caminhava como de costume, caçar, vender os produtos adquiridos ilegalmente, manter a família viva, até que...

É chegada a hora do distrito 12 ter o seu tributo, seu sacrifício, na 74ª ed. dos Jogos Vorazes… O mundo de Katniss fica de cabeça para baixo quando sua irmãzinha muito azarada é convocada como tributo e ela faz o que tem que fazer. Se voluntariar para protegê-la nem que para isso tenha que enfrentar 23 outros jovens e matá-los, para assim voltar e cumprir sua promessa, mas ela não vai sozinha... Peeta, o filho do padeiro também é sorteado. Lembranças a assombram, uma dívida em aberto e uma promessa. Ela precisa sair viva dos Jogos Vorazes mesmo que para isso tenha que fingir ser quem não é e manter um relacionamento de aparências.

Jogos dos Esfomeados! hahaha
No segundo livro, Em Chamas, as consequências das ações de Katniss toma enormes proporções e está provocando levantes em muitos distritos, o que era para ser uma maneira de salvá-los leva ao caminho oposto. O presidente Snow não está contente, o público a ama, ela está viva, mas não sabe por quanto tempo. Ela e Peeta desrespeitaram as regras do jogo e alguém terá que pagar, nem que para isso tenham que voltar a Arena e se digladiarem novamente.
Neste livro, temos a 75ª edição dos Jogos Vorazes, uma edição especial chamada de “Massacre Quartenário”, a cada 25 anos ocorre o Massacre no qual há uma pequena, mas significativa alteração nas regras dos Jogos e desta vez a alteração vai trazer consequências avassaladoras Sinistro!.
Esse livro entrou para os favoritos! ♥

Na conclusão da trilogia, A Esperança, título altamente questionável, produção!!! Errou feio, errou rude! Temos uma Katniss muito fragilizada, em diversos aspectos, ela é socorrida e levada ao ex-inexistente distrito 13 e com uma responsabilidade crescente, ser o símbolo da revolução, o Tordo, a guerra não é mais para se manter viva dentro de uma arena e um reality show, agora milhares de vidas estão em suas mãos e ela precisa escolher em que lado vai trabalhar, em quem acreditar e descobrir as verdades escondidas atrás das máscaras. Ela está entre a cruz e a espada ou um arco e flecha haha.
Além do peso disso, ela precisa se entender, entender seus próprios sentimentos em relação a Gale, ao Peeta, a todos essa menina é uma confusão só, galera! Ela precisa se descobrir para desvendar quem é o “verdadeiro inimigo” e depois de quase ser morta inúmeras vezes essa descoberta se torna cada vez mais perturbadora.

A Esperança fechou bem a série, mas o fim tem um gosto amargo. Já tô avisando.
Genteeee, agora vamos a análise eu AMEI a trilogia, devorei tudinho em 7 dias, um fato resume bem o que eu senti quando li, eu coloquei as questões atuais da nossa sociedade dentro dos livros, não é lá muito diferente do que temos hoje. De um lado temos pessoas passando fome, escravizadas, em condições precárias, com medo de se posicionar e ser reprimido… Por outro temos pessoas alienadas, vivendo em seus mundinhos onde tudo é “perfeito”, sem questionar nada, aceitando tudo que lhe é dado como se fosse fácil, simples, natural, comida e entretenimento, pão e circo, nada que não presenciamos no nosso dia a dia né?

Quando eu falei que a trilogia era sobre Panem e não sobre a Katniss não me matem!! Foi justamente pela temática dos livros, é muito mais do que uma garota lutando para salvar a sua vida... Os livros trazem críticas ferrenhas ao nosso sistema, às pessoas, à televisão, aos governantes, a nós mesmos… Katniss é uma garota forte, destemida, às vezes egoísta e chata, mas tem o seu valor haha… Ela é muito madura em alguns aspectos e em outros extremamente infantil, não infantil de boba, mas sim de falta de tato para lidar com certas situações, afinal, ela é um adolescente tendo que sobreviver a várias barbaridades… Como o livro é em primeira pessoa entendemos coisas que só estando “dentro” da personagem seriam notadas, esse com certeza é um dos aspectos positivos aos filmes… Vemos a fogueira acender, arder em chamas, o fogo vivo, ele quase se extinguir, mas ainda temos aquela brasa entre as cinzas que só precisa de um vento e algum papel para a combustão e isso é fantástico... Mas quem será o vento e o papel de Katniss?

A felicidade de mais uma meta cumprida!! hahaha \o/ The Hunger Games FINISH! 
Sobre o romance na história, eu não o vejo como um triângulo amoroso, a autora vai deixando pistas ao logo do caminho… Te dando esperanças aqui e outras acolá E eu mesmo “sabendo” torço para o shipp errado! #Fail. O final é extremamente aceitável por tudo que a moça passou, os problemas psicológicos envolvidos, todo o trauma e as perdas vividas. Não tinha como ser diferente por mais bleh que isso possa parecer, ela foi o Tordo e isso teve suas consequências interna e externamente. Foi um final realista.

É um enredo excelente, mesmo. Vale a pena assistir aos filmes, pois até onde lembro são bem fiéis ao livro (isso é tão lindoooooo!! ♥). E é claro! Leia os livros!! É  aquela história que te deixa marcas e te faz refletir sobre muiiiitttaaass coisas, uma distopia muito bem trabalhada, com uma leitura bem fluída, parabéns ao tradutor! Sr. Alexandre D'Elia você fez um trabalho excelente exceto pelo título do 3º livro! Mas tá perdoado!! Certas coisinhas no final ficam meio corridas, parece que tinha muita coisa para acontecer em poucas páginas restantes e alguns personagens ficaram com seus destinos em aberto. Então, dou 4,5* para a trilogia e o meu preferido foi o Em Chamas + a canção d’A Árvore Forca no terceiro, que fodástico aquilo!!

Já que você leu até aqui, vai ganhar um bônus! Curiosidades:

→ Suzanne criou a história baseada no mito grego de Teseu e o Minotauro, unido aos gladiadores romanos e a inspiração foi completa ao zapear a sua TV e ver em um canal um reality show e no outro detalhes da Guerra do Iraque.
→ O tordo realmente existe, mas o Mockingjay não. O tordo foi o animal mais próximo que acharam para a tradução em português.
→ Sobre as capas... 1: Tordo preso dentro do círculo, 2: Tordo como alvo, 3: Alvo destruído e torto liberto. Só ligar os pontos! :3
→ Veja essa entrevista que é super esclarecedora: https://www.youtube.com/watch?v=aOIJfkCdvnQ
O pensamento em prol do coletivo normalmente possui vida curta. ~ Plutarch

23 comentários:

  1. Olá!
    Adorei a resenha, o meu favorito também foi "Em chamas". Adorei as curiosidades!
    Beijinhos!

    http://livrosentretenimento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Que bom que gostou! O nível do livro é surreal! Mas a série toda é muito boa tbm!

      Obrigada pela visita! Bjs :*

      Excluir
  2. Oi :D
    Que delícia, amo a trilogia e meu favorito também é Em chamas <3
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiee Jess!!

      É o melhor! *----*

      Nossaaaa, conheço esse IG!! Seu profile do Insta é lindo!! Parabéns!! <3

      Excluir
  3. Olá,
    Uma das minhas trilogias favoritas, li os últimos dois livros em um dia cada e, quando terminou fiquei na bad sem saber o que fazer da vida pois nunca mais leria uma história tão boa. Livros incríveis <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incríveis mesmo, nos faz refletir! É isso que um bom livro deve ter! *-*

      Obrigada pela visita! bjs

      Excluir
  4. Seja bem-vindo!

    Pode deixar que passo sim!

    Abcs.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu amo muito essa trilogia, o meu favorito também é Em chamas! *o*
    Que bom que conseguiu ler a trilogia antes do ultimo filme hsuahsuha
    Beijos,
    Borboletas de papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiee Aline!!

      A maioria curte o Em chamas!!! Ele é ótimo!! *------*
      Nossaaaa, corri contra o tempo para não receber spoilers da última parte do filme! Ainda bem q deu certo!! hahahaha

      Obrigada pela visita!!

      Bjs

      Excluir
  6. Oi Denise!

    Li a trilogia há muito tempo e Em Chamas também é o meu preferido! Acho que da maioria das pessoas, pra falar a verdade. Mas o último livro me decepcionou demais, justamente por causa do final que ai nossa, nem acreditei. E cê nem acredita: adoro a série, odeio a Katniss. Ô menininha egoísta, viu. Mas enfim...

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!

      Verdade, parece que Em Chamas é o que a maioria mais gosta mesmo! hahaha
      Eu não vou dizer que fiquei decepcionada, foi bem realista e compreensível, mas acho que algumas coisas foram mto corridas!
      Hahahaha Te entendo! Ela tem seus momentos irritantes! É incrível! hahaha

      Obrigada pela visita!! Bjs :***

      Excluir
  7. Oi Denise!
    Nossa…você leu em 7 dias?! Eu também gosto de mergulhar em uma história quando posso e ler os livros próximos uns dos outros, mas quando li JV não foi assim.
    Acho que o triângulo Peeta-Katniss-Gale é um dos únicos da literatura que não me incomoda. Pelo contrário. Sempre vi sentido e entendia a indecisão da Katniss (e, eventualmente a escolha que ela fez).
    Uma coisa que eu acho muito legal é que não existe unanimidade para escolher o melhor livro dentre os três. O meu, por exemplo, é o terceiro, mas sei que muitos leitores elegem o segundo, como vc.
    Adoro a simbologia das capas ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Mariana!! *-*

      Li! E olha quem no sábado e domingo quase não peguei nos livros hahaha
      Do primeiro para o segundo eu não senti tantaaa necessidade de ler o próximo livro, mas entre o segundo e o terceiro eu ia sofrer mto uahsuhasuhas Ainda bem q não li na época de lançamento! hahaha

      O que me incomoda nem é a indecisão dela e sim os "testes" que ela se fazia para tentar saber qual era "o escolhido" rs Mas em muitos casos eu tbm consegui compreender essa indecisão dela.
      O segundo foi meu favorito pela dinâmica, o terceiro foi muito bom, mas algumas partes achei meio arrastadas e o final corrido, mas gostei muito do desfecho "feliz para sempre", definitivamente, não iria combinar com essa saga.
      Simmm, é tão incrível, representa muito bem as fases da Katniss! Incrível!

      Obrigada pela visita!!! Bjs :***

      Excluir
  8. Oi, Denise!
    Finalmente alguém que concorda que A Esperança é um nome horrível para o livro.
    Eu acho que se fosse em terceira melhor, a Suzanne teria aproveitado todo o cenário.
    Eu odiei a Katniss do livro, mas amei a do filme. Loucura não?
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Luiza!!

      Asuhaushaushasu não é? A Esperança é um título horrível, é como se fosse um falso spoiler, para iludir os desavisados!!! Vi que em português de Portugal e em Espanhol, é "A Revolta", achei muito melhor!
      Simm, em terceira pessoa ia ser incrível, mas acho que a Suzanne fez isso justamente para sentirmos tudo que a Katniss sentia... E isso ela conseguiu, tava quase enlouquecendo com ela! hahaha

      Oh, vou dizer que ela me irritou em muitas ocasiões, muito joguinho, muito egoísmo... Mas ela ainda não é a personagem feminina mais odiada hahahaha

      No filme ela parece ser mais confiante, cheia de si... No livro sentimos suas indecisões e medos, o que a torna ao mesmo tempo irritante e interessante uahsuahsuhasu

      Obrigada pela visita Luiza! :3

      Bjs :*

      Excluir
  9. Eu sou completa mente louca, apaixonada e obcecada por essa trilogia hahah. Por tudo que ela representa, por seus personagens reais. Pois o final foi justamente isso que você falou, não podia ser diferente. É um livro que vai além de um romance ou de um livro de ação, ele trata assuntos de aspectos humanos.

    Adorei a resenha.
    Beijos.
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Vai muito além mesmo!! Acho que cada um que ler vai se atentar a uma parte da história, mas isso tbm é fantástico, pq vemos outras colocações das mesmas cenas e gera uma discussão legal!!
      Esses aspectos humanos são brilhantemente bem trabalhados, é um eterno conflito dentro da Katniss!

      Obrigada! :3
      Bjs :*

      Excluir
  10. Eu amo triologia <3
    E ess é perfeita, jogos vorazes <3
    No blog tambem tem a resneha de um <3
    E parabens pela tua resenha ta perfeita <3
    www.atrasdpenteadeira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! ^^

      É uma trilogia muito boa mesmo!
      Vou passar lá para ver sua resenha! <3

      Obrigada pela visita!!

      Bjs :*

      Excluir
  11. Oi De!
    Amo a trilogia. Pra mim o mais fraco foi o terceiro pq a autora não soube trabalhar a narração do livro. Em 3º pessoa teria ficado muito melhor. Katniss não é a melhor narradora para mim, mas mesmo assim curti. Amo o segundo e acho as capas lindas também <3 Como não amar. É fantastico, realmente, as críticas sociais que a autora colocou nesse livro.

    Abraços
    David
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie David!!

      Ahhh em terceira pessoa ia ter sido incrível!! Ou pelo menos intercalar 3ª e 1ª, mas acho que a Suzanne queria focar nos sentimentos da Katniss mesmo... vivendo num mundo muito diferente e injustiçado e toda essa loucura! :3
      Tbm curti muito!!

      O segundo é muito perfeito e as capas fantásticas, curti mesmo toda a simbologia dela! *-*
      Sim, as críticas que ela coloca é surreal! Bem direta ao ponto! uhasuhahsuahs

      Bjs e obrigada pela visita!! <3

      Excluir
  12. Olá ...
    Tbm tenho o box, mas não li nenhum dos livros. Já assisti o ultimo filme, e como não li o livro não sei dizer se ele fecha a série como devia. Achei o mais fraquinho !.
    Mesmo assim é uma trilogia e tanto.
    Quem sabe eu não leia um dia .
    Beijos
    Amanda Elias
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta

    - @blogemcomum
    / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda!!

      Depois que passar a ressaca do fim leiaa simm! Oh apesar do último não ser meu favorito, eu achei um final bem favorável por tudo que aconteceu e ainda não vi o último filme, mas meus amigos já me contaram que é bemmm parecido, vou conferir só na semana que vem! Como a trilogia é em primeira pessoa conseguimos entender muito mais a Katniss e isso pode te fazer mudar de opinião! :3

      Obrigada pela visita! Bjs

      Excluir

Tecnologia do Blogger.