Nimona - Noelle Stevenson

Nimona é o tipo de HQ que todo mundo fala bem e indica firmemente, mas que felizmente faz jus ao hype criado. Ganhei essa belezinha dos meus queridos amigos Denise e Fredy no meu último aniversário e já na capa havia sido conquistada.  Na contracapa, então, já tava rindo, doida pra começar a ler.


Nimona é uma jovem metamorfa com tendência a vilania que sonha em ser comparsa de seu ídolo, o Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Eu já na dedicatória estava sorrindo, “Para todas as meninas monstros”, e na primeira página gargalhando. Sério, a originalidade dessa graphic novel é extremamente cativante.


Os traços e cores de Noelle Stevenson são uma verdadeira delícia e combinam com o ar cômico com perfeição. A começar pela aparência, é impossível não amar Nimona e Lorde Ballister desde o primeiro quadrinho.



A própria aventura e elementos básicos da história seriam motivações suficientes para despertar o interesse do leitor nessa fantasia, mas o roteiro vai além. Comecei a ler esperando a história de uma anti-heroína e, além de uma tonelada de bom humor, encontrei muito mais. Nimona é extremamente bem escrita e muito original, aborda assuntos relevantes e faz uma crítica interessante de maneira leve, divertida e muito inteligente.

A maneira como essa HQ subverte e questiona papéis reforçados pela sociedade, até mesmo ou ainda mais na ficção, é brilhante e surpreendente. Nimona é uma daquelas histórias que nos lembram que o mundo vai muito além das aparências e que ele não é divido em preto e branco, mas sim em nuances entre um e outro. E faz tudo isso de maneira como raramente se vê por aí.

Nimona vai te fazer pensar e rir e, espero, encantar como encantou a mim.

Nota: 4,5/5 ★
O Livro no Skoob: Nimona


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.