Resenha ~ Star Wars: Herdeiro do Império - Timothy Zahn (Trilogia Thrawn #1)



O que dizer desse UE (universo expandido) que eu mal conheço e já considero pakas? Sou geek e sempre fui chegada numas nerdices, porém demorei tempo demais pra me inteirar sobre o universo de Star Wars. Diferentemente da maioria dos fãs, não tenho memórias de infância com a saga - sequer me lembro de ter visto um filme inteiro ainda criança. Quando já adulta, depois de perceber o quão vergonhoso isso era que já passava da hora de mudar essa situação, fiz minha primeira maratona (na ordem dos episódios e não dos lançamentos) e o resultado: Viciei. Viciei ao ponto de considerá-la minha segunda saga predileta, colecionar itens do universo, fazer citações inoportunas involuntáriamente, coisas do tipo…  

Então, para minha alegria, a Editora Aleph anunciou em 2014 que relançaria títulos do UE, alguns que já estavam esgotados no Brasil há uns 20 anos, dentre eles a consagrada Trilogia Thrawn. Mais além, trariam o autor para autografar o primeiro volume  na Comic Con Experience. Essa era a chance que eu esperava.




 Detalhe para o trabalho primoroso da Editora Aleph nessa nova edição que, além de linda,   
tem uma tradução muito melhor que a original, a começar pelo título no singular (Heir to the empire).

Tietei mesmo o/

Peguei vários desses marcadores lindos *-*

Finalmente, vamos ao livro: a estória se passa 5 anos após “O Retorno do Jedi” (episódio VI), mostrando os esforços da antiga Aliança Rebelde em consolidar a Nova República, ao mesmo tempo em que o Império tenta se restabelecer, o que nos leva a uma galáxia completamente dividida e um ambiente de tensão política em constante mudança.

  Você abre o livro e já está no clima, como se estivesse na Falcon, acelerando para a velocidade da luz


Logo no começo do livro, fica fácil entender porque essa trilogia foi considerada a oficial continuação por muitos fãs e era, até o anúncio da nova trilogia, tida como canon (aquilo que é tido como genuíno ou oficialmente sancionado dentro de um contexto de universo ficcional). Além de muito bem escrita, complexa e envolvente, o autor simples e completamente entende as personagens. Zahn captou muito bem a essência dos nossos queridos protagonistas e vemos então Luke, Leia, Han, Chewie e companhia retratados de forma estremamente convincente, ao ponto de imaginá-los na tela do Cinema enquanto lemos. É difícil explicar a emoção de rever nossos heróis reunidos em novas aventuras e, mais ainda, em momentos tão diferentes de suas vidas. Vemos Han Solo, o mais destemido contrabandista da galáxia, tornar-se precavido e protetor ao mesmo tempo que vemos Leia desdobrar-se nos papéis de política, Padawan e esposa. Conhecemos melhor a história e origens de Chewbacca, como se ele já não tivesse dado motivos o suficiente para amá-lo (suspeita aqui, personagem predileta encontrada). E Luke, ensinando Leia nos caminhos da Força ao mesmo tempo que aprende e busca conhecimento sobre a Força, sobre os Jedis e sobre si mesmo.

Mas não é só das estrelas antigas que se faz um bom universo expandido. Zahn criou personagens tão cativantes e surpreendentes que você até esquece que não existiam antes do UE, elas simplesmente tornam-se fato. É o caso de Mara Jade, uma das mais misteriosas e fortes personagens do UE (também uma das mais conhecidas e admiradas) e Talon Karrde, que toma conta do contrabando de forma beeem diferente do nojento Jabba The Hutt, deixando as coisas um tanto quanto interessantes e imprevisíveis.

Mas é com o antagonista que o livro brilha. Almirante Thrwan, de pele azulada e olhos vermelhos, está a frente do Império com todo seu brilhantismo estratégico e, atuando de forma nunca vista na época dos Siths, promete fazer a vida dos nossos heróis ainda mais complicada e concretizar aquilo que Darth Vader e Darth Sidious não conseguiram.

Em resumo, a única forma de você não adorar esse livro é se você não for fã de Star Wars, até porque vai ficar completamente perdido em meio a tantos termos (tipos de nave, nome de planetas, personagens etc.). Mas se você for fã, é leitura obrigatória. Eu, particularmente, mal vejo a hora de sair o segundo livro da trilogia. Enquanto isso, que a Força esteja com você!


"Não o último dos antigos Jedi, Luke. O primeiro dos novos." - Obi-Wan Kenobi





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.