100 Escovadas Antes de Ir para a Cama - Melissa Panarello



Uma jovem, sua descoberta da sexualidade, suas aventuras e… um diário.
Este livro estava na lista de desejados há um bommm tempo, talvez uns 8 anos ou mais, um grande amigo me indicou - não me lembro mais o porquê da indicação, mas foi feita - e o título do livro é tão curioso, tãoooo curioso que durante todo este tempo eu não o esqueci. Enfim, vamos à história!


O título que me deixou intrigada por tantos anos! hahaha

O livro é sucinto, um diário, de uma adolescente italiana de 15 anos chamada Melissa. A garota se descreve com traços bem comuns, mas aquela beleza ‘comum’ que se destaca dá pra imaginar né?! rsrs e conta ao seu diário recorrências do seu dia-a-dia, seus desejos íntimos e brevemente seu relacionamento com os pais…


Melissa começa o livro virgem e com a esperança de se apaixonar perdidamente, para se entregar a alguém que a ame. No decorrer dos relatos, vemos o desenrolar de vários causos… Daniele (é um homem), a quem ela se entrega a primeira vez e tem sua primeira-grande decepção, Roberto, Fabrizio, Valério, Letizia… Vamos presenciando suas descobertas e seus medos e algumas de suas experiências com todas essas pessoas e o principal, o peso emocional que cada relação traz a jovem… Em grande parte desses atos ela não se satisfazia, era o prazer do(s) outro(s), os desejos do(s) outro(s), quase nunca o seu próprio… Ela se sentia impura, suja, daí o nome do livro… Cem escovadas antes de ir para a cama, um ritual, que aparece algumas poucas vezes, o motivo das cem escovadas é o mais sublime de tudo, pois mostra uma certa ingenuidade, aquela esperança ínfima de menina, que na verdade… é o que ela é.

Comprei a versão pocket, é perfeita! Páginas amareladas e texto integral! :D

Em alguns momentos estes dramas da personagem pode te deixar inquieto e até mesmo irritado com certas atitudes, mas acredito que seja ‘o natural’, afinal quando estamos observando uma situação de fora, tudo fica muito mais claro e a solução sempre mais simples do que realmente é para a pessoa… e no final das contas… Ela é uma adolescente de 15~16 anos e tem o direito de ser chata às vezes, né?!

Eu li no dia da Festas da Cerejeiras, no Pq do Carmo! Lindo!! *-*

O livro me prendeu, me fez refletir, é interessante, mas faltou algo… leria tranquilamente novamente, é uma leitura rápida, 168 páginas na versão pocket, as cenas sexuais que tem em quantidade razoável são bem descritas e não achei vulgar, mas não deixa de ser uma leitura erótica, enfim...  Não li “O Doce Veneno do Escorpião”, mas acho que a Bruna Surfistinha pode ter se inspirado na Melissa… Li “Cinquenta Tons de Cinza” e achei a história de descoberta sexual da Melissa muitoooooooo mais interessante do que a Anastasia, então, se você quer ler algo mais caliente e não simplesmente sexo por sexo, leia e nos conte o que achou! :D  O livro não ganha 4*, mas também não é tão razoável para ficar só com 3*, então 3,5!


Ahhh agora a pergunta… Melissa é uma prostituta? Não, ela não era uma prostituta… Era, simplesmente, uma jovem… uma jovem com desejos de se descobrir, descobrir a sua sexualidade, o prazer, a entrega, o aceite e finalmente… o amor. Será que ela consegue?

Curiosidade: O livro é baseado numa história real… Vivenciada pela própria autora, Melissa Panarello, foi um fenômeno na Itália e ganhou até um filme, que ainda não vi, mas fica a dica: nem a autora gostou do que fizeram no filme, então… Melissa diz que alterou datas e alguns nomes, mas que tudo o que é narrado foi retirado de experiências próprias de seu “Eu” adolescente!



O que me falta é amor, é de um cafuné que eu preciso, é um olhar sincero que eu desejo. - Melissa




2 comentários:

  1. Após tantos anos, acabou lendo mesmo...rs
    Achei a nota justa. É exatamente isso... Uma historia curta, com certa leveza (apesar do cunho sexual)...
    É possível ler algumas vezes, sem, necessariamente, se apaixonar ou enjoar...
    Adorei a resenha e a lembrança...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que surpresa boa!!
      Nunca pensei que você fosse ver essa resenha Ci!! ^^

      Sim, é exatamente isso!
      Obrigada pela indicação, não esqueci, viu?!

      Beijos!! :*

      Excluir

Tecnologia do Blogger.