Cara Gente Branca (1ª Temporada)


Dear White People, Cara Gente Branca, é uma das séries que já incomoda pelo título, que já é rejeitada e criticada por uma grande parte que não quer debater sobre um assunto recorrente na sociedade: o racismo. Às vezes penso que falar sobre o racismo incomoda muito mais do pensar que ele está entre nós e é com isso que a série da Netflix nos estapeia e nos deixa no chão ou sem ele. A série passa longe de ser sobre negros versus brancos ou só abordar o racismo, ela vai muitoooo mais fundo.

Cara gente branca, aposto que você acha que essa série é sobre você. ;)

Na série conhecemos a nossa protagonista, Samatha White, Sam estuda em uma universidade  que é composta majoritariamente por pessoas brancas, onde menos de 300 alunos são negros. Ela mantém um programa de rádio intitulado “Dear White People” e o usa para dar visibilidade aos negros e também fazer denúncias sobre casos de racismo e problemas dentro da instituição.

Logo no primeiro episódio já somos inseridos em um caso bem tenso, um grupo de alunos brancos faz uma festa de Halloween para “homenagear” os negros e a negritude, onde todos os estudantes estão fantasiados de negros, utilizando entre outros elementos o blackface, (numa explicação beeeem superficial é quando pessoas brancas se pintam de preto/marrom e se expressam de uma maneira bem exagerada e estereotipada, ridicularizando e satirizando a raça negra). Após essa festa as tensões raciais só aumentam e os movimentos negros que compunham a universidade se reúnem para tentar um acordo junto à reitoria para punir os idealizadores da festa e mostrar o racismo institucionalizado e estrutural que ocorre no ambiente acadêmico.


Para mim, o mais incrível da série é podermos enxergar cada episódio por uma perspectiva, apesar de Sam ser a personagem principal, durante os dez episódios vamos caminhando pela história através dos olhos de outros personagens centrais. A série aborda muito mais que racismo, ela fala também da relação negro vs negro, suas personalidades distintas e como se envolvem na causa afro de maneiras distintas (ou não se envolvem). Outros temas abordados são: relacionamento inter-racial, solidão da mulher negra, colorismo, feminismo, homossexualidade, violência policial, estereótipo negro e muitos outros.

Elenco arrasador!! ♥

E não posso deixar de citar um dos episódios mais emocionantes da série, assistam o epi 05 com muito carinho e coração aberto, isso acontece no Brasil com mais frequência do que se pode imaginar. Ele começa de uma forma brilhante e termina arrasador e quem já assistiu entende a relação dos fatos com o desfecho do capítulo dez.


Como já disse, a série está bem longe de ser só sobre racismo ou sobre a relação negro vs branco. Ela vai além! Acredito que algumas pessoas podem considerar a série “exagerada”, talvez porque não tenha vivido ou presenciado algo do que é mostrado, mas é tudo bem real SIM, para mim é bem real. Por ser uma série tragicômica, a acidez do sarcasmo é utilizada muitas vezes para mostrar fatos relevantes e elucidar os acontecimentos de uma forma não-ofensiva e direta e eles fazem isso de uma forma espetacular!!

Por fim, a série é sim para todos os públicos, pois são temáticas que merecem - e devem - ser discutidas! Devido aos spoilers não posso abrir muito mais sobre o enredo, mas tenho certeza que vale cada minuto. A narrativa entretém e vicia, cada epi tem cerca de 30min e você devora a série em um dia facilmente! Tá super recomendada!! :D

Cara Netflix, enfrentar os haters também é uma forma de resistência!! Divulguem a série! Quase não há posteres sobre ela!! 


Um comentário:

  1. Tocar em um assunto tão delicado como o racismo incomoda por que muitas vezes as pessoas se cercam de um mundo ilusório onde esse tipo de coisa não acontece, e reconhecer que esses problemas existem e que alguma atitude precisa ser tomada e que para isso essas pessoas vão ter que sair da sua bolha e começar a fazer algo no mundo real é o que acaba por causar incomodo, por que afinal, se não é algo que te atinge para que você vai se incomodar não é?
    Ultimamente esse tipo de discussão sobre racismo e outros tipos de preconceito tem sido muito bem explorados, uma das séries que aborda muito bem o assunto é American Crime Story (não sei se você chegou a ver). Enfim, amei a resenha e só fiquei mais curioso ainda para ver, mas terei que terminar algumas antes ;-;
    xoxo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.