Andando para trás


Eu tendo a ser uma pessoa esperançosa, mas tenho muito medo do futuro e ultimamente cada vez mais. Engraçado que o que se espera de qualquer pessoa é andar para frente, mas às vezes parece que a humanidade anda para trás.


Reparação é um livro que me marcou muito e um trecho me assombra até hoje, que traduzido diz mais ou menos: “Não era apenas maldade e intrigas que faziam as pessoas infelizes, era confusão e mal-entendidos; acima de tudo, era a incapacidade em compreender a simples verdade de que outras pessoas são tão reais quanto você.” Era a incapacidade em compreender a simples verdade de que outras pessoas são tão reais quanto você… Uau como essa bateu forte em mim, quase como um tapa na cara. Quão difícil é se colocar no lugar do outro e quantas vezes não ferimos alguém por causa dessa dificuldade?

Eu vejo comentários - e inúmeras curtidas - que me assustam profundamente. Parece que a humanidade anda pra trás, rumo a intolerância e ódio fomentados por uma ignorância sem tamanho. A máscara da internet revela os piores monstros, aqueles que vivem no meio de nós. E  a verdade é justamente essa: Ninguém compreende que outras pessoas são PESSOAS assim como nós somos.

Há muito tempo eu cheguei a conclusão mais óbvia do mundo: contanto que as pessoas não estejam fazendo mal umas às outras, só me resta desejar que sejam felizes, pois suas decisões e como vivem suas vidas não me diz respeito. Simples assim.

Eu estou longe de ser perfeita e tenho o mundo ainda para aprender, mas quando olho para trás para alguns posicionamentos que tinha há tão pouco tempo e como me desconstruí nos últimos anos num esforço diário, sinto-me aliviada de não ser mais a mesma pessoa. Vinda de uma família matriarcal e curiosamente machista, me orgulho de falar que fiz e faço parte de um processo de mudança ao lado das pessoas que eu amo para que uma nova geração em nossa casa seja mais tolerante e aberta. Afinal, a mudança começa pelo nosso próprio quintal.

Mas o que isso tudo tem a ver com a ficção, Jack? Como sempre, para mim, tudo. A ficção sempre foi para mim uma inspiração e uma forma de entender a vida. Muito do que eu sou eu aprendi nos livros, nos filmes, num mundo que me fez enxergar além do meu. Por isso eu tenho sentimentos tão fortes por algumas histórias, como é o caso especialmente de Harry Potter e Star Wars. Quem me conhece sabe o quanto me dói ver ditos fãs de Harry Potter criticarem uma Hermione negra ou fãs de Star Wars pedindo a volta da ditadura militar, por exemplo. Então, se você só viu feitiços e sabres de luz, leia e veja novamente até entender, jovem, por que você está fazendo isso errado.

Felicidade pode ser encontrada, mesmo nos tempos mais sombrios, se alguém apenas lembrar de acender a luz <3

4 comentários:

  1. Oi Jack, que texto lindo! maravilhoso, parabéns! Acho que esses Fãs do Harry Potter e de Star Wars simplesmente não entenderam nada dos livros e filmes, nadica, só pode ser....

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mi. Esse é um assunto que, como deveria mesmo, não sai de minha cabeça e as palavras saíram do coração. Espero que as pessoas acordem e que tenhamos perspectivas de um mundo melhor.

      Bjs

      Excluir
  2. Pensei MUITO em fechar a guia, sem deixar nenhum comentário. Honestamente, não vi necessidade alguma de acrescentar uma única palavra que fosse.

    O Mundo Fantástico (e existe espaço para TODOS os gostos), passa, para a maioria, a vaga função de distrair. Você viu o ponto alto, possivelmente o grande mérito dessas histórias, sagas, mundos...: ENSINAR.

    Obrigado pelo projeto, pelo blog, pelo projeto, pela paciência em buscar uma maneira de transcrever o sentimento e leve ensinamento, que tantas 'vidas', criadas por tantas mentes diferentes, tentam nos passar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodrigo. Fico imensamente feliz que você resistiu a tentação de fechar a guia sem comentar, pois seu comentário me emocionou muito. Uma das coisas que a ficção me ensinou é que sempre há muito mais a ser visto do que aquilo que podemos ver aos olhos nus e dessa forma eu pude tirar incontáveis ensinamentos importantes da minha "distração". Espero que novos fãs tenham o mesmo privilégio.
      Nós da equipe ELF que agradecemos o seu apoio. Tem sido absolutamente enriquecedor fazer parte desse projeto.
      Abs

      Excluir

Tecnologia do Blogger.