Cebolinha: Recuperação - Gustavo Borges

Cebolinha retorna para a escola completamente animado com sua redação de férias, prevendo que seu plano infalível daria certo e que ele seria o primeiro da turma. Mas ele é ofuscado pelo Roberto, novo aluno na classe que esteve em Orlando na Flórida e tem muitas novidades para contar. 


O retorno as aulas também marca o dia em que o Sr. Cebola perdeu o emprego. Os dias, semanas e meses passam, e o Sr. Cebola não consegue um novo trabalho. Os boletos são implacáveis e não param de chegar, e por mais que a mãe do Cebolinha esteja mantendo as contas o casal conclui que o melhor é vender a casa para pagar as dívidas. Cebolinha não fica contente com a ideia e põe em pratica toda a sua criatividade para desenvolver planos infalíveis para conseguir dinheiro ainda que esteja de recuperação pois sua rixa com o Roberto fez com que seu rendimento escolar caísse.


Cebolinha: Recuperação é uma delicia de se ler! Ainda que traga um tema super atual e preocupante para os personagens, ela é vivaz graças a personalidade alegre e inventiva do Cebolinha que, por mais que direcione seus planos infalíveis a outro tema, ainda tem seu foco em dar nós nas orelhas de coelhinhos azuis alheios. Mônica, Magali, Cascão e outros personagens queridos também aparecem e ficaram uma graça nos traços de Gustavo Borges, o mais jovem quadrinista a produzir uma Graphic MSP. 

Além do cuidado extremo relacionado ao seu personagem favorito, nota-se também o quanto Gustavo Borges se dedicou a manter Recuperação harmoniosamente dentro do universo já criado das Graphic MSP. Diversos easter eggs de edições de outros personagens e autores podem ser encontrados, o que torna o universo delas ainda mais conectado e delicioso de se ler.


Curti muito a forma como o autor reimaginou os personagens. Os traços são muito expressivos e quase dá para ouvir as engrenagens girando no cérebro do Cebolinha conforme ele planeja mais um plano e o olhar triste do Sr. Cebola é de dar pena. Nos extras é dito que Gustavo prefere um processo de trabalho mais artesanal do que digital, e é possível perceber isso em suas páginas. Recuperação parece que foi pintada inteiramente a mão e transmite uma sensação de nostalgia. 


Um detalhe que adorei são os desenhos feitos pelo próprio cebolinha que estão distribuídos pelas páginas, ilustrando o que estaria desenhado ou escrito em seu Caderno de Planos Infalíveis. Talvez por conta disso achei que algumas fontes utilizadas sobretudo em placas de estabelecimentos destoaram do estilo da HQ. Cebolinha: Recuperação se mostrou uma grata surpresa, me levou de volta a infância e se tornou uma das minhas Graphic MSP favoritas!

Nota: 5/5★
A HQ no Skoob: Cebolinha: Recuperação

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.