Shiki Oriori: O Sabor da Juventude

Do mesmo studio de Your Name, CoMix Wave Films, este filme original Netflix é composto por três curtas com histórias independentes e que se entrelaçam pelas temáticas abordadas e todos são ambientados em diferentes cidades da China. De uma forma delicada e nostálgica o filme traz à tona as relações do passado e como somos influenciados por elas no presente.

 
Na primeira história, O Macarrão de Arroz, o protagonista é Xiao Ming jovem adulto que está na movimentada cidade de Pequim e sente falta dos momentos que o aproximava das outras pessoas na zona rural de Hunan. Em tom melancólico e saudosista, Ming busca em suas lembranças aqueles momentos quentes e próximos com sua avó. Aquilo que perdemos quando crescemos ou deixamos de lado é o que mais gostei desta história e a conexão do macarrão de arroz, o bifum san xian, em diferentes etapas da vida do rapaz e os diferentes sabores que aquele simples macarrão poderia evocar.


Em Nosso Pequeno Desfile de Moda, conhecemos as irmãs Yi Lin e Lu Lu, Yi Lin é uma modelo bem sucedida e super requisitada e após a morte dos pais traz sua irmã mais nova para a cidade de Guangzhou para ficarem mais próximas e para que Lu Lu possa continuar os estudos. Porém Yi Lin passa a ter conflitos interiores sobre a profissão e não sabe se deve continuar. A irmã Lu Lu, estudante de moda e costureira, vê em sua irmã mais velha um exemplo e inspiração. Através da relação entre as irmãs, somos inseridos nos problemas e o peso das responsabilidades do cotidiano das duas e como isso interfere em seus futuros.


Já em Amor em Shanghai acompanhamos a história dos laços entre três amigos: Limo, Xiao Yu e Pan. Em 1999, o trio adolescentes são super conectados, Yu e Limo começam a se comunicar através das gravações de fitas o que os aproximam ainda mais. Contudo, Xiao Yu avisa aos amigos que irá prestar o exame de qualificação para uma importante escola de elite e, se passar, teria que se mudar. Limo, machucado, não reage bem e o destino acabam os separando. Anos depois, já formado, Limo encontra uma fita que não havia escutado e isso pode modificar tudo que ele achava que sabia daquela época.


Eu gostei muito dos três curtas, não espere uma produção ao nível de Your Name, mas para mim, o resultado foi bem positivo. As três histórias mostram perspectivas diferentes do nosso cotidiano e cada uma com diferentes abordagens sobre o passado. A gastronomia está relacionada, de alguma forma, aos três curtas com cenas de pratos de encher os olhos e fazer qualquer um salivar. Os sabores também entram como metáforas para os sentimentos dos personagens, nostalgia, alegrias, tristezas e fraternidade são alguns abordados, nos lembrando que nem sempre a vida é doce, ela também pode ser salgada e até agridoce.

O filme faz parte da ação Anime Turismo, no qual por meio dos animes algumas cidades vêm atraindo um grande número de turistas para conhecê-las, para mim, que sou turismóloga achei a ideia genial e uma forma super criativa e eficaz de divulgação! Além de tratar um pouco da cultura chinesa e sua contemporaneidade, que nem sempre são abordadas nas animações japonesas! Para quem busca um filme curtinho, (1h14min), com uma leve pitada melancólica, sem muito aprofundamento nos personagens e com histórias que aquecem o coração Shiki Oriori é para você! Ahh tem cena pós-créditos! Não perca! Confira o trailer:


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.