A Tristeza dos Outros - Fabiane Guimarães

Em A Tristeza dos Outros mergulhamos em um romance contemporâneo, profundo, um pouco melancólico e, em certos momentos, bem reflexivos. Uma obra que me ganhou pelo título, pela capa e só posteriormente pela sinopse. 


Dalai decide morrer, ou melhor, está cansado do peso de viver e todas as implicações que isso acarreta. E bem, ele já estava fadado a isso, não é?! Só decidiu tomar as rédeas da sua vida e a conduzir da maneira que melhor lhe convinha. 

Por sentimentalismo e um pouco de nostalgia, Dalai decide morrer em Arcos, cidadezinha no interior de Goiás, onde quando criança passou alguns dias com o pai e uma vidente apontara seu destino: “Cê vai ser um homem triste”. O que Dalai nem imaginava era de como as palavras daquela velha senhora ecoariam por muito tempo em sua vida.

Paralelamente à história do rapaz conhecemos Emanuele, uma jovem e bonita moradora de Arcos e que herdou de Muriel, a antiga vidente da cidade, os dons de saber interpretar as pessoas. A moça, dona de si, decidida e… curiosa. Quando Dalai chegou na cidade e se hospedou próximo à isolada casa da moça, seu sexto sentido foi ativado e a crescente curiosidade sobre o rapaz foi se tornando cada vez mais forte e isso a atraia. 

Enquanto os dias passavam Emanuele tentava interpretar os sinais de Dalai, entender o que aquele rapaz fazia em Arcos e os motivos de suas misteriosa aura, sem saber ao certo o que era verdade e o que era mentira de tudo que ele contava. 

No decorrer da história vamos descobrindo e nos encantando com os personagens, suas motivações e construções. A autora fez um excelente trabalho no desenvolvimento do casal principal, as histórias se entrelaçam de uma tal forma e de uma sutileza tão natural que o envolvimento é quase imediato e as páginas foram devoradas cada vez mais rápidas. 

O livro é curtinho, 162 páginas, mas tem uma ótima evolução e quando o finalizei fiquei com o gostinho de quero mais, mas sabendo que o caminho escolhido pela autora fora excelente, mostrando as nuances de duas pessoas tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidas. As outras narrativas, principalmente da personagem Muriel nos mostra outras perspectivas, dilemas e verdades. Ao passo que vamos conhecendo um pouco de cada personagem também se desperta empatia ou antipatia a alguns deles.

A melancolia do livro nos transporta para nossa própria vida e nos faz refletir não só no amanhã, mas também no hoje, no agora. Foi uma grata leitura que me surpreendeu muito positivamente, me ganhou pelo título, pela capa e, com certeza, pela história. Ótima opção para quem deseja conhecer outros autores nacionais, histórias não-convencionais, temas atuais e se deliciar com elas. Está recomendadíssimo! ♥

Vai chegar a hora, menininha, em que cê vai sentir falta de todas as pessoas do mundo. Vai passar mais tempo sentido saudade do que respirando.posição 137.

O Livro no Skoob: A Tristeza dos Outros
Nota: 4/5★

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.