Aprendi com meus amigos

Se tem algo que aprendi ao crescer lendo Harry Potter foi o poder transformador da amizade. Porém, por mais claro que isso parecia à época em que aprendi, foi somente depois de adulta que algumas coisas passaram a fazer mais sentido e tomar outra dimensão. É reconfortante saber que, não importa quão obscuro pareça um período, encontro em meus amigos o meu patrono.

Recentemente meus amigos e eu fizemos uma surpresa para a mais jovem do nosso grupo e, em retorno, ela fez um discurso que fez todo mundo pensar. Dentre muitas coisas, ela falou que as pessoas costumam se apegar às falhas umas das outras e que, em anos de amizade, nós nunca apontamos defeitos e que conosco ela sentia que não precisava se segurar, que podia ser ela mesma completamente e que nós a amávamos do jeito que ela é. Foi um momento lindo, pois todos nós nos enxergamos naquelas palavras e entendemos tanto o que estava sendo dito quanto aquilo que permanecia nas entrelinhas. É como eu sempre digo, pertencimento é o maior dos presentes.

Quando somos adolescentes, queremos amigos para ter com quem fazer as coisas, vivenciar novas experiências. Depois de adulta entendi que não preciso dos amigos para fazer o que quero, demorei até tempo demais para começar a me sentir confortável em fazer coisas sozinha. Mas por mais que eu aprecie minha própria companhia e minha recente e lentamente conquistada auto-suficiência, é claro para mim que ainda assim quero tê-los comigo porque absolutamente qualquer coisa que eu faça é melhor quando estamos juntos e é aí que mora uma diferença sutil. Por causa deles, hoje sou uma pessoa bem mais confortável em minha própria pele, o que sempre foi e ainda é um grande desafio para mim, mas saber que posso contar com pessoas incríveis que escolheram fazer parte da minha vida faz com que alguns obstáculos pareçam menores ou até mesmo insignificantes, e é muito mais fácil ser confiante quando me enxergo através de seus olhos.

Aprendi com meus amigos a não me levar tão a sério, mas também a jamais me dar menos valor do que mereço. Com eles aprendi a amar, aos outros e a mim mesma. E por esse tipo de amor serei para sempre grata.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.