Enciclopédia Bon Jovi - Neil Daniels



Bon Jovi. O que falar da minha banda favorita na qual sou fã a mais de dez anos e super considero? Sim, nos tempos da minha adolescência em que era moda ser fã de Linkin Park eu era fã de Bon Jovi. A banda esteve no Brasil em diversas ocasiões, a última vez em 2013 no Rock in Rio e no Estadio do Morumbi.
Enciclopédia Bon Jovi, de Neil Daniels, se propõe a ser uma referência definitiva sobre a banda. Mas...


Começando que a edição gramatical do livro dá vontade de chorar. Inúmeras palavras com letras a mais, letras a menos, pontuação incorreta e subtítulos fora da fonte padrão. Contém muitas fotos (todas em preto e branco) da banda, personalidades e elementos ligados à ela, mas muitas imagens parecem ter sido jogadas a esmo nas páginas enquanto outras tantas tem cara de terem sido tiradas do Google, no menor nível de qualidade possível, de tão pixeladas e distorcidas.



Logo que se abre o livro pode-se ver a lista das fontes consultadas, e lá, por último, está o wikipedia.org. Absolutamente nada contra o wikipedia, mas poxa, se é para ler qualquer coisa cuja fonte seja o wikipedia eu não gasto dinheiro com um livro. Leio direto no wikipedia.



Levei quase um ano para ler esse livro. Por se propor a ser uma enciclopédia, talvez não seja para ser lido por inteiro, em sequência, e sim apenas consultado quando necessário. Li (ou melhor, tentei ler) em sequência e é muito, mas muito massante. Repete em toda música em qual posto das paradas ela ficou, descreve e descreve bandas para na última frase dizer apenas "abriu o show do Bon Jovi no ano tal na turnê tal no estádio tal" e traz entrevistas com pessoas que em algum momento, por mais curto que seja, esteve com a banda e que pouco, para não dizer nada, acrescentam.



Enquanto o livro se foca demais em dados numéricos como posição das músicas nas rádios, quantidade de vendas dos discos e datas de turnês, é extremamente pobre em curiosidades. Ao verificar a música I'll Be There For You no livro, por exemplo, o leitor se depara com um monte de dados mas não encontra a pequena curiosidade de que a canção foi escrita como um pedido de desculpas do Jon Bon Jovi à sua namorada (atual esposa) Dorothea Hurley pelo esquecimento de seu aniversário.

O livro não é totalmente ruim pois serve como breve fonte de consulta. Mas, de modo geral, o conteúdo é fraco e pouco acrescenta aos fãs que acompanham a banda a algum tempo. O que é triste. A banda merecia uma obra melhor :/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.