Black Mirror (4ª Temporada)

Black Mirror tem aquela capacidade de nos deixar divagando por muito tempo após o término das temporadas e até mesmo quando tomamos conhecimento de algo super tecnológico que, a qualquer momento, pode invadir nossas rotinas e nos fazer reféns dele… “Isso é tão black mirror!” se tornou um bordão que mostra ao mesmo tempo fascínio e terror pela tecnologia e seus avanços. Após desmaratonar as 3 primeiras temporadas, confira o post anterior aqui, aguardei pacientemente a quarta temporada e agora venho falar um pouquinho sobre ela.


Os debates centrais sobre tecnologia e sociedade ainda estão presentes -e muito- nessa temporada, mas de alguma forma, algo está diferente das demais, talvez a crítica esteja ainda mais próxima de como reagimos à tecnologia como opção e/ou solução aos nossos problemas e isso crie um certo “repúdio” aos caminhos tomados pelos roteiristas. Não que isso torne a temporada ruim ou fraca, para mim ela continua bem afiada e instigante, mas por vezes considerei os episódios “medianos”.

Os seis episódios são mais curtos e precisos comparados a temporada anterior, percorremos desde a realidade virtual de USS Callister (inspirada em Star Trek), a superproteção de uma mãe em Arkangel, as consequências do passado em Crocodile, o controle do tempo do amor em Hang the DJ, a vida sem cores e esperança em Metalhead e os malefícios tecnológicos e seus fantasmas digitais em Black Museum. E a cada final nos deparamos com defechos pouco previsíveis e alguns, até brutais.


Eu senti a independência dos episódios muito mais do que nas demais temporadas, nas quais pareciam que tudo, ou quase tudo, estava interligado ao mesmo tempo-espaço. Porém, apesar desse “deslocamento”, ainda é possível enxergar algumas referências às temporadas anteriores.

Como fiz anteriormente, não vou falar de nenhum episódio específico, porque Black Mirror precisa ser interpretado de acordo com as próprias experiências do espectador, mas continua uma série muito válida, um mindfuck que nos faz temer e ficar ansiosos pelas possibilidades tecnológicas que estão bem à nossa frente e/ou ao alcance de nossas mãos.

As ilustrações do incrível Butcher Billy para a Season 4 ♥ Mais em: https://www.behance.net/butcherbilly 

Essa temporada me deixou beeem dividida, então decidi destacar os três que mais gostei - e vou rankear, sim! rs - São eles: Black Museum (estava esperando algo totalmente diferente!), Hang the DJ (amorzin ♥) e Arkangel (per-tur-ba-dor!). São bem diferentes em suas problemáticas, mas a sátira ao mundo contemporâneo tá lá, bem explícita. A-DO-RO.

O que você achou da temporada? Já assistiu? Não? Então veja esse trailer!


4 comentários:

  1. Oi, Denise!
    Eu sou do time das atrasadas nas séries tudo. Eu assisti uns eps pingados de Black Mirror, mas pretendo terminar tudo um dia.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lu! Eu não consigo deixar nadaaa atualizado, é terrível! uahsuahsuaushas
      Cheguei na 12ª temporada de Supernatural agora e já confirmaram a 14ª! #DESESPERADOR!

      Mas vou no meu ritmo, sem muita pressão! hahaha
      Assista sim, não é necessário assistir na sequência, mas acho que vale a pena, pq eu mesma adorooo procurar uma ligação! rsrs

      Brigada pela visita! ♥

      Excluir
  2. Oi Denise
    Eu sou viciada nessa série e a cada vez que vejo que teremos nova temporada fico animada. Eu achei essa temporada muito boa e o meu ranking é bem parecido com o seu (se não igual). Black museum foi o único que eu sabia como terminaria. Não sei explicar, mas eu tinha certeza que a guria era filha do cara que estava preso. Eu sou muito boa com deduções.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lary!

      Black Mirror me ganhou de uma forma inexplicável, adoro uma teoria da conspiração! uahsuaushuahs Tbm fiquei super feliz com a confirmação da 5ª temporada, quero ver pra onde eles vão levar a série. Eles são muito criativos!

      Eu não suspeitei de nadaaaaa, até ela questionar a culpa do pai! Esse epi é incrível! Vamos ver o que a 5ª temporada vai trazer!!

      Bjs :*

      Excluir

Tecnologia do Blogger.