Deslocamento - Lucy Knisley

“Deslocamento” é o belíssimo e delicado diário da viagem de uma jovem de 27 anos com seus avós nonagenários; mais uma linda HQ autobiográfica da editora Nemo para aquecer o coração e, conhecendo a história de outros, nos fazer refletir sobre a que estamos escrevendo para nós mesmos.


Lucy Knisley está naquela idade em que se é jovem, mas nem tanto, e começa uma certa inquietude e questionamentos sobre o rumo que sua vida está tomando. Foi quando, com um relacionamento recém terminado e refletindo sobre algumas questões profissionais, inesperadamente, surgiu-lhe a oportunidade de acompanhar seus avós num cruzeiro de sete dias. Sem ponderar muito profundamente sobre o assunto, ela embarca nessa viagem que acabaria se tornando muita coisa para ela, mas não exatamente aquilo que ela esperava.


Bastante próxima do seu foférrimo avô Allen, um ex veterano de guerra de 93 anos já com bastante dificuldades físicas, e um pouco mais distante de sua avó Phyllis, uma severa ex-professora de 91 anos cuja memória começa a falhar mais a cada dia, Lucy vai encarar uma série de desafios cuidando deles que a farão reavaliar vários aspectos de sua própria vida. Além da narrativa das aventuras de cada um dos sete dias de viagem, com todos os seus altos e baixos, a autora ainda intercala trechos do diário de seu avô sobre seu tempo na guerra, que ele havia transformado em livro e lhe dado de presente.


A escrita de Knisley é leve, direta, bastante honesta e extremamente pessoal, com a qual é muito fácil se identificar, especialmente por ela conseguir balancear com graciosidade os diversos momentos engraçados e os emocionantes, muitas vezes intercalando oportunos momentos reflexivos entre um e outro. Com uma bonita escolha de cores, a HQ fisga nosso olhar desde a belíssima capa e segue, página a página, conquistando com seus traços graciosos e divertidos de uma maneira realmente encantadora.


Eu sempre fui bastante próxima dos meus avós e vivi com eles por metade da minha vida, mas nos últimos dois anos, infelizmente, os tenho visto cada vez menos - com direito a puxão de orelha de ambos por causa disso - e, mesmo eles sendo absolutamente diferentes dos avós de Lucy, mais jovens, capazes fisicamente e totalmente lúcidos, essa HQ veio para mim como uma espécie de espelho e, em alguns momentos, um tapa e em outros um afago. Assim, tão pessoal quanto a escrita de Knisley foi a minha leitura, pois da mesma maneira que ela estava passando por tantas coisas em sua cabeça durante aquela viagem, estava eu lidando com as que se passavam na minha enquanto lia e realmente essa leitura foi uma experiência mexeu bastante comigo, de uma maneira que eu jamais esperaria de uma HQ aparentemente tão simples e que, por fim, surpreendentemente me tirou - não poucas - lágrimas. Sem sombra de dúvidas, essa é uma leitura emocionante que não passará por qualquer pessoa que ama realmente a seus avós e tem uma relação especial com eles sem deixar algumas marcas.

Olha só esses dois xuxuzinhos lindos ♥
“Deslocamento” é muito mais do que um diário de viagem, mas sim uma reflexão delicada, divertida e, até mesmo, um pouco incômoda, mas deliciosamente fofa sobre amor, fragilidade humana, mortalidade, nossos próprios medos e inseguranças, sobre conexão humana e a vida propriamente dita. Uma leitura para terminar com um sorriso fácil, a cabeça cheia e um leve aperto no coração repleto de carinho.

Nota: 4,5/5★
A HQ no Skoob: Deslocamento

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.